AMUSEP - Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense

Domingo, 19 de Novembro de 2017

Notícias

25/08/2017 - Resultado do primeiro encontro do Comitê Territorial supera expectativas

O encontro foi produtivo. Ficou claro o papel que cada participante deve desempenhar para o sucesso do projeto. As afirmações resumem o balanço da primeira reunião de trabalho dos integrantes do Comitê Territorial de Desenvolvimento de Ambiente para os Pequenos Negócios, na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O workshop “O território e a liderança”, realizado nesta quinta-feira (24) pela manhã, reuniu 53 pessoas. As atividades ocorreram na sede do Escritório Regional do Sebrae, em Maringá.

De acordo com o vice-prefeito de Paiçandu, Santo Gardinal Neto, a presença de pessoas de diferentes áreas de atuação e com idades distintas vai favorecer a troca de informações e o surgimento de ideias capazes de promoverem o surgimento de novos ciclos de prosperidade no noroeste do Estado. “Estamos confiantes. Os primeiros contados são para nos conhecer melhor e estabelecer um relacionamento. O mais importante é que todos estão dispostos a contribuir”, destacou.

Entusiasmado com a iniciativa, o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Marialva, Ideuber Carlos Celeste, disse que já colocou em prática uma das sugestões que ouviu nas reuniões de lançamento e de instalação do Comitê. Em parceria com a secretaria de Assistência Social, Valéria Alves, vai promover um levantamento dos microempreendedores individuais (MEIs) e das empresas de micro e pequeno porte (MPEs) existentes no município para identificar quais estão aptos a participar das licitações da prefeitura. “Vamos treinar e capacitar os empresários para ampliar o volume de compras das pessoas jurídicas locais”, explicou. O projeto tem o apoio da Associação Comercial e Empresarial da cidade e da Fomento Paraná.

Dois momentos

O workshop de quinta-feira foi dividido em duas etapas. Na primeira, o consultor do Sebrae e gestor da Linha Estratégica de Ambiente de Negócios, Marcos Aurélio Gonçalves, reforçou algumas diretrizes a serem seguidas na condução dos trabalhos do Comitê. A base é proporcionar condições para o fortalecimento dos MEIs e das MPEs, a partir do aumento da fatia de compras públicas desses segmentos, da facilidade ao acesso a financiamentos e de mais agilidade na abertura e encerramento das atividades.

No segundo momento do encontro, o consultor do Sebrae e gestor da Linha Estratégica de Liderança, Cláudio Serrato, apresentou uma série de dados que levou as pessoas a refletirem sobre o significado da participação delas no Comitê. Falou sobre o desafio de liderar, as responsabilidades, os comportamentos dos líderes. Também citou alguns mitos que “travam” o progresso. “O líder tem os olhos no futuro, mas age no presente. Valoriza e consegue inspirar quem está ao lado dele para atingir os resultados esperados. Sabe que o poder de transformar uma realidade local está nas mãos de quem vive na região”, frisou.

Próximos passos

A parte final do encontro ficou reservada para a divulgação do calendário das próximas atividades. Na quarta e quinta-feira da semana que vem, dias 30 e 31, será realizado, em Curitiba, o Encontro Estadual de Comitês Territoriais. O evento vai reunir representantes dos 20 projetos do gênero implantados no Estado. No dia 15 de setembro, os participantes vão definir quais ações e em qual ordem elas serão colocadas em prática, o chamado Planejamento Estratégico. Nos dias 21 e 22 de setembro, o especialista em Gestão de Pessoas, com mais de trinta anos de experiência, Paulo Vieira, vai ministrar o workshop “Realidades em Transformação - O Papel do Líder”.

Imagens

Encontro reforça papel que cada integrante deve desempenhar para o sucesso da iniciativa - CRÉDITO: Cláudio Galleti

Outras Notícias

Avenida Nóbrega nº 370 - Sala 04, Zona 04

CEP: 87014-180 - Centro - Maringá - Paraná

 (44) 3225-7922

 amusep@amusep.com.br

Facebook