AMUSEP - Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense

Terça-feira, 19 de Setembro de 2017

Notícias

06/09/2017 - Reuniões proporcionam ‘excesso de bagagem’ a contadores

Nos encontros de contadores, além da atualização de dados, da troca de experiências e do esclarecimento de dúvidas, os participantes recebem um “pacote” de material de pesquisa para ser consultado no dia a dia do exercício da atividade deles. Para os profissionais que atuam nas prefeituras das cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, esse “excesso de bagagem” tem sido o diferencial das reuniões periódicas realizadas pela entidade. A mais recente ocorreu nesta quarta-feira (6) à tarde, na sede da Amusep.

Para o responsável pela Divisão de Contabilidade da Prefeitura de Lobato, Claudinei Pereira da Silva, os encontros são essenciais para os servidores que atuam nos pequenos municípios. “Aproveitamos 100% das informações repassadas, pois chegam traduzidas e sinalizadas onde vamos aplicá-las”, diz. Vagner Valdir Sanches, de Floresta, ressalta que as reuniões contribuem para evitar erros, para a cobrança correta de impostos, taxas e tributos e para atender aos parâmetros legais. José Aparecido Pimentel, de Floraí, acrescenta que a possibilidade de estreitar o relacionamento com os colegas de função faz com que ele cresça na profissão.

Pauta

A pauta do encontro desta quarta-feira reuniu 13 itens. Para cada um, foi entregue, no mínimo, um arquivo, uma planilha ou uma fotocópia de documento para orientar e auxiliar os contadores a desempenharem melhor o trabalho deles. O coordenador da reunião e organizador do material de apoio, contabilista Paulo Paixão, avalia que, apesar de intensa, a tarde foi produtiva e destaca que a participação dos presentes enriqueceu o debate dos assuntos apresentados.

Entre os itens da pauta, estavam as novas regras para definir a base de cálculo para o pagamento da contribuição referente ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); a possibilidade de as prefeituras receberem 100% dos repasses referentes ao Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR); a proibição da transferência de recursos entre contas com o mesmo CNPJ, para “acabar com os saques na boca do caixa”; a proximidade do fim do prazo para os municípios readequarem o Código Tributário, principalmente, em relação ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS); e a obrigatoriedade de as instituições do poder público ingressarem no eSocial, programa do governo federal que administra as informações sobre os trabalhadores, a partir do próximo ano.

Conselho Regional

A participação dos contadores das prefeituras na Comissão de Contabilidade Pública do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) também foi um dos temas do encontro. Décio Galdino, integrante da câmara técnica, falou sobre o papel, o funcionamento e a importância da estrutura. Reforçou que as discussões podem ocorrer nas subsedes do interior e, depois, encaminhadas para a central, em Curitiba.

Imagens

Quem participa dos encontros recebe um  - CRÉDITO: Cláudio Galleti

Outras Notícias

Avenida Nóbrega nº 370 - Sala 04, Zona 04

CEP: 87014-180 - Centro - Maringá - Paraná

 (44) 3225-7922

 amusep@amusep.com.br

Facebook