AMUSEP - Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense

Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Notícias

14/11/2017 - Comitê Territorial tem início promissor

A fase inicial da implantação do Comitê Territorial de Desenvolvimento de Ambiente para os Pequenos Negócios, na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), foi produtiva. Os participantes estabeleceram vínculos. Houve intercâmbio de experiências e a troca de informações é vital para se evitar erros e eliminar riscos desnecessários. Em resumo, esse é o balanço que os responsáveis pela estruturação do projeto fazem das atividades realizadas até o momento.

O secretário de Indústria e Comércio de Paiçandu, Bruno Fernando Vasselai, destaca a oportunidade de conhecer a realidade de outros municípios e poder constatar que “tem muita coisa boa” ocorrendo no “quintal do vizinho”. Ele assumiu a Pasta este ano e já aproveitou uma série de “dicas” para elaborar e executar projetos. “É um aprendizado que nos ajuda a tomar decisões”, ressalta. Em relação à sequência dos trabalhos, a expectativa dele é a “melhor possível”. “Acredito que vamos colher bons frutos”, resume.

Jairo Pereira das Neves, presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Jorge do Ivaí, tem opinião semelhante. Ele considera positivo o caminho percorrido neste ano. Os encontros e a disposição de compartilhar a vivência, de acordo com o empresário, agregaram valor e ampliaram os horizontes dos participantes. Para 2018, ele espera que o grupo consiga colocar em prática as melhores ideias. “Estamos preparados e capacitados para fazer acontecer”, declara.

O consultor e gestor da Linha Estratégica de Ambiente de Negócios do Sebrae, Marcos Aurélio Gonçalves, responsável pela articulação para formalizar o Comitê Territorial, recorda que das seis câmaras temáticas, duas já elegeram as prioridades e começaram a “desenhar” propostas para as áreas de Compras Públicas e Microcrédito. O próximo passo é definir o planejamento estratégico para as câmaras de Desburocratização, Inovação, Associativismo e Educação Empreendedora.

Marcos Aurélio informa que a programação deste ano foi cumprida e que as atividades serão retomadas na segunda quinzena de fevereiro, imediatamente, após o Carnaval. Ele também faz uma avaliação positiva do percurso inicial. “É um processo de reconhecimento do terreno. De estabelecer laços de convivência, de confiança mútua. Com as bases preparadas, o grupo espera alcançar os primeiros resultados em 2018”, frisa.

Trajetória

A instalação de um Comitê Territorial de Desenvolvimento, na região da Amusep, é uma proposta do Sebrae. A ideia é aproveitar a vocação econômica e o potencial empreendedor da população e promover o surgimento de novos ciclos de prosperidade nos municípios da área de abrangência da Associação. O projeto é inspirado na Lei Complementar 123/2006, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

O encontro de apresentação do projeto ocorreu no dia 13 de junho. Durante o evento, houve uma palestra com ex-prefeito de Três Rios, no Rio de Janeiro, Vinícius Farah, que transformou o município carioca em oito anos de governo. A solenidade de instalação foi realizada no dia 17 de agosto.

No dia 10 de novembro, os integrantes das seis câmaras temáticas do Comitê Territorial participaram de uma assembleia geral, onde foi apresentado um resumo das atividades desenvolvidas neste ano. A reunião foi no Escritório Regional Noroeste do Sebrae-PR, em Maringá.

Imagens

Marcos Aurélio, do Sebrae, fez um balanço das atividades realizadas neste ano - CRÉDITO: Cláudio Galleti

Outras Notícias

Avenida Nóbrega nº 370 - Sala 04, Zona 04

CEP: 87014-180 - Centro - Maringá - Paraná

 (44) 3225-7922

 amusep@amusep.com.br

Facebook