AMUSEP - Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense

Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018

Notícias

14/12/2017 - Curso mostra ‘caminhos’ para novo salto de qualidade na Educação do noroeste do Paraná

“Um volume de informações essenciais para podermos percorrer os caminhos corretos e oferecer um sistema de Educação cada vez melhor para a comunidade.” A análise é da prefeita de Flórida, no noroeste do Paraná, Márcia Dall’Ago, sobre o conteúdo apresentado durante os dois dias do curso “Planejamento do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Plano de Carreira e da Remuneração do Magistério”. Realizado graças a uma parceria entre as associações dos municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e do Paraná (AMP), com apoio da Itaipu Binacional, as atividades do treinamento ocorreram, nos dias 12 e 13 de dezembro, no Auditório Desembargador Miguel Kfouri Neto, localizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

Representantes das 30 cidades da área de abrangência da Amusep estiveram presentes. Técnicos de nove prefeituras de outras regiões do Estado também participaram da capacitação. Para o vice-prefeito de Munhoz de Mello, Áureo Gomes, os assuntos abordados, além de ampliar o conhecimento, levaram a um repensar sobre as práticas adotadas no dia a dia da execução dos programas educacionais e do sistema de ensino. Também reforçaram a necessidade da participação mais efetiva dos pais nos assuntos da escola e no acompanhamento da evolução do aprendizado dos filhos.

A secretária Municipal de Floraí, Maria Ângela Zampieri Gimenez, afirma que as informações repassadas vão auxiliar o trabalho dos técnicos e contribuir no aprimoramento da elaboração dos projetos, planos e leis necessárias para o bom desempenho dos profissionais da área e do sistema educacional nos municípios. Com mais de 15 anos de experiência na direção de escolas, a professora Isabel Gracione Pizzolitto Canonici, de Colorado, avalia que a capacitação foi importante para ampliar o conhecimento e para desenvolver novas estratégias para o avanço da Educação no noroeste do Paraná.

Na opinião do vice-presidente da Amusep, prefeito de São Jorge do Ivaí, André Luís Bovo, o curso será “decisivo” para a Educação atingir um novo patamar na qualidade do ensino em toda a região. A coordenadora da Câmara Técnica da Educação da Amusep, a secretária Municipal de Mandaguari, Adenise Batista Rodrigues, destaca que a programação do treinamento foi ampla, esclarecedora. “Vai ajudar a reduzir certas dificuldades de acesso aos programas do Governo Federal e a tornarmos nossas ações ainda mais eficientes”, acrescenta.

O assessor da Educação da AMP, professor Jacir Bombonato Machado, que coordenou os dois dias de trabalho, elogiou a presença e os questionamentos feitos pelos participantes. “As manifestações demonstraram o comprometimento e o compromisso de todos os presentes com o futuro da Educação nos municípios deles”, ressalta. Jorge Augusto Callado Afonso, da Itaipu Binacional, afirma que a empresa investe em eventos do gênero por acreditar que a capacitação e aprimoramento profissional dos servidores públicos resultam em mais qualidade no serviço prestado à população.

Temas

O primeiro dia do curso foi dedicado, exclusivamente, ao Plano de Ações Articuladas (PAR). As informações foram repassadas pelo arquiteto e urbanista, Tiago Lippold Radünz. Com vasta experiência na gestão de programas governamentais e arquitetura escolar, ele apresentou os caminhos para acessar ao sistema de reivindicações de reformas, ampliações e a construção de escolas e centros de Educação Infantil. Mostrou modelos de projetos arquitetônicos e esclareceu dúvidas. “O Tiago jogou muita luz sobre pontos que dificultavam a alimentação de dados dos nossos pedidos no PAR”, declara Adenise Rodrigues.

No segundo dia, pela manhã, o advogado José Dorival Perez falou sobre aspectos legais que envolvem a Educação e a carreira no magistério. Com a experiência de ter comandado a Secretaria Municipal da Educação de Londrina, entre 1997 e 2000, e atuar como membro titular do Conselho Estadual de Educação, ele defendeu a participação efetiva da comunidade no dia a dia das escolas. “Nos estabelecimentos de ensino mais bem avaliados, no País, os pais acompanham o desempenho dos filhos e se fazem presentes nos debates”, comenta.

À tarde, o assessor da Educação da AMP, professor Jacir Bombonato Machado, orientou os participantes sobre plano de carreira e remuneração do quadro de servidores. Analisou os impactos dos salários, da manutenção das estruturas, e de uma política de valorização profissional nas despesas do Município. Também citou as fontes de receitas e a composição do orçamento da área. “O conteúdo do curso abriu um leque de conhecimentos que será fundamental para ajustar as leis e os planos para um futuro seguro e promissor na formação escolar e cidadã das nossas crianças”, frisa o diretor de Recursos Humanos da Prefeitura de Munhoz de Mello, Wagner Capelassi.

Imagens

Capacitação reuniu servidores das 30 prefeituras da Amusep e de nove municípios de outras regiões do Estado - CRÉDITO: Cláudio Galleti

Outras Notícias

Avenida Nóbrega nº 370 - Sala 04, Zona 04

CEP: 87014-180 - Centro - Maringá - Paraná

 (44) 3225-7922

 amusep@amusep.com.br

Facebook