AMUSEP - Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense

Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018

Notícias

20/01/2018 - Foz é a primeira cidade do Paraná a receber ‘Internet para Todos’

No dia 19 de janeiro, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, esteve em Curitiba para divulgar o programa “Internet para Todos”. Com a presença de prefeitos de várias regiões do Estado, ele mostrou os detalhes e como as cidades podem se beneficiar da iniciativa. A apresentação ocorreu durante encontro realizado na sede da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

No evento, Kassab anunciou que Foz do Iguaçu será a primeira cidade paranaense a receber o programa, em caráter experimental. O ministro aproveitou a oportunidade para convidar os prefeitos a se inscreverem no projeto. “A adesão das prefeituras é importante. Vamos levar internet a 60 milhões de brasileiros que, hoje, não estão conectados à rede mundial de computadores”, destacou.

Para aderir ao programa, os prefeitos precisam fazer um pedido formal ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Depois, definir o local onde a antena receptora dos sinais será instalada e enviar projeto à Câmara Municipal propondo isenção de impostos sobre a operação. A conexão à internet, por meio de banda larga gratuita, será possível graças ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

De acordo com o presidente da AMP, prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, o Internet para Todos é um programa “relevante para o País” e sugeriu que os prefeitos estudem “detalhadamente” a possibilidade de oferecer o serviço às comunidades deles. Ressaltou, ainda, que a presença de Kassab era um marco para a entidade, pois foi a primeira visita de um ministro de Estado à sede da Associação.

Pioneiro

Lançado ao espaço em maio do ano passado, o SGDC é o primeiro artefato geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. O projeto recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos do governo federal, por meio de uma parceria entre os ministérios de Ciência e Tecnologia e da Defesa.

O começo das operações do Internet para Todos está previsto para o primeiro trimestre deste ano. Na etapa inicial, serão atendidos 500 municípios de todas as regiões brasileiras. O objetivo é proporcionar conexão a 40 mil unidades públicas (municipais, estaduais e federais), que, atualmente, não contam com acesso à internet, por meio de banda larga.

Além de Kassab, participaram do encontro, entre outras autoridades, os secretários estaduais do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, representando o governador Beto Richa; do Desenvolvimento Urbano, João Ortega; o presidente dos Correios, Guilherme Campos; os deputados federais, Evandro Roman e Alex Canziani; e os deputados estaduais Ratinho Júnior, Guto Silva, Márcio Nunes e Rubens Recalcatti.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMP, com Ministério da Ciência e Tecnologia

Imagens

Início das operações do programa está previsto para o primeiro trimestre deste ano - CRÉDITO: Valdelino Pontes

Outras Notícias

Avenida Nóbrega nº 370 - Sala 04, Zona 04

CEP: 87014-180 - Centro - Maringá - Paraná

 (44) 3225-7922

 amusep@amusep.com.br

Facebook