AMUSEP - Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense

Sábado, 21 de Abril de 2018

Notícias

29/03/2018 - Referência nacional, Associação completa 46 anos de atividade

Fundada no dia 29 de março de 1972, a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) é uma referência dentro do movimento municipalista nacional. Ao longo dos 46 anos de existência, coleciona vitórias em defesa do desenvolvimento socioeconômico regional e pela melhoria contínua dos serviços públicos prestados pelas 30 prefeituras da área de abrangência da entidade.

Na trajetória de luta pelos interesses da região, a Amusep é reconhecida pelo espírito pioneiro e inovador. Há cerca de 17 anos, foi a primeira associação do gênero a oferecer a prestação de serviços de assessoria técnica aos municípios associados. Hoje, a entidade mantém Departamento de Engenharia e Arquitetura; e consultorias Contábil e Jurídica à disposição das prefeituras.

Para se ter uma ideia do volume de atendimento feito pelos profissionais da Amusep, de janeiro de 2015 ao dia 26 de março de 2018, foram protocolados no Departamento de Engenharia e Arquitetura 963 projetos; uma média de 290, por ano. Nesse período, todas as 30 cidades da área de abrangência da associação foram contempladas com os serviços prestados pelo setor.

A função do Departamento é elaborar os projetos e os orçamentos necessários para a execução de reformas, ampliações, construções de prédios; infraestrutura; pavimentação e recape asfáltico; e implantação de equipamentos públicos nos municípios. Os principais beneficiários são os pequenos municípios, que carecem de estrutura técnica para atender às exigências dos órgãos estaduais e federais, que liberam recursos para a execução de obras.

Câmara Técnica

Outra novidade adotada pela Amusep são as reuniões técnicas da Educação, Procuradoria Jurídica e Contabilidade. Nos encontros periódicos exclusivos para os servidores das respectivas áreas de atuação são debatidos temas de interesses dos municípios; esclarecidas dúvidas sobre normas, procedimentos e legislação; e realizados cursos e treinamentos de aperfeiçoamento e atualização profissional.

Na área de Educação, há quatro anos, foi criada a Câmara Técnica do setor. O órgão, além das reuniões mensais, promove os seminários regionais. No próximo dia 18 de abril, em Maringá, ocorrerá a edição de número quatro do evento. O tema central será a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Outra conquista da Câmara foi a capacitação para os servidores da Educação sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR), sistema que recebe, gerencia e libera os recursos do Ministério. A partir desse trabalho, de janeiro até o início de março, nove prefeituras foram contempladas com R$ 2.512.361, para serem investidos na compra de ônibus e mobiliários para as escolas.

Consórcios

Foi dentro da Amusep que surgiram também os consórcios públicos intermunicipais de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep) e o de Gestão (Proamusep). São duas importantes estruturas direcionadas para o atendimento das necessidades da população e das prefeituras nas respectivas áreas.

O Pró-Amusep, além de proporcionar a redução de custos na compra de produtos, serviços e equipamentos, é responsável pela administração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu Norte Novo, que atua nos trinta municípios da região da Amusep, inclusive com um helicóptero para o transporte aéreo de pacientes em estado grave.

Imagens

Pioneira em várias ações, entidade é uma das únicas do gênero a manter uma Câmara Técnica da Educação - CRÉDITO: Cláudio Galleti

Outras Notícias

Avenida Nóbrega nº 370 - Sala 04, Zona 04

CEP: 87014-180 - Centro - Maringá - Paraná

 (44) 3225-7922

 amusep@amusep.com.br

Facebook