AMUSEP - Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018

Notícias

26/10/2018 - Curso orienta servidores sobre procedimentos para desbloquear recursos da Educação

Orientar os servidores públicos da área da Educação e do setor de obras das prefeituras da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense. É o objetivo do curso sobre processo de acompanhamento, execução e fiscalização do Plano de Ações Articuladas (PAR), que a Amusep promove em parceira com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e o Parque Tecnológico da Itaipu Binacional. Serão dois dias de atividades. Na segunda-feira (29), a programação ocorrerá no Auditório Hélio Moreira, localizado na Prefeitura de Maringá. Na terça (30), os trabalhos vão se concentrar na sede da Amusep, também em Maringá.

Levantamento realizado pela AMP indica que 267 dos 399 municípios do Estado estão com os recursos do PAR bloqueados pelo Ministério da Educação (MEC). O principal problema, que impede a liberação dos investimentos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), está relacionado ao monitoramento das obras. Também há casos de restrições e inconformidades técnicas nos projetos apresentados pelos municípios.

Direcionado para secretários, diretores e equipe administrativa e pedagógica da Educação, e engenheiros e arquitetos do setor de obras, o curso será ministrado por uma equipe de profissionais que, além da assistência para a liberação dos recursos, farão visitas técnicas aos municípios e vão acompanhar o processo para superar as restrições. O PAR é um sistema online, onde as prefeituras reivindicam obras para ampliar ou de melhorias na rede pública de ensino ou a compra de matérias e equipamentos para as escolas.

A programação do curso prevê palestras, oficinas e consultorias. A equipe de especialistas é formada pelo  arquiteto e urbanista Tiago Radünz; pelo professor e membro do Conselho Estadual de Educação, Celso Augusto Souza de Oliveira; pela ex-chefe de Divisão de Administração do FNDE e técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Isabel Cristina Pereira Dantes de Almeida; pelo consultor em Educação da AMP e integrante do Conselho Estadual de Educação, Jacir Bombonato Machado; e pelo advogado José Dorival Perez.

SERVIÇO

Curso do Programa de Educação Continuada

Data: Dias 29 e 30 de outubro (segunda e terça-feira)

Horário: Das nove horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas

Dia 29

Local: Auditório Hélio Moreira, Prefeitura de Maringá

Endereço: Avenida XV de Novembro, 701, Centro

Dia 30

Local: Sede da Amusep

Endereço: Avenida Nóbrega, 370, Zona 4, Maringá

 

Imagens

 -

Outras Notícias

Avenida Nóbrega nº 370 - Sala 04, Zona 04

CEP: 87014-180 - Centro - Maringá - Paraná

 (44) 3225-7922

 amusep@amusep.com.br

Facebook