Prefeitos e secretários municipais de Agricultura conhecem oportunidades de negócios oferecidas pelo Ceasa

Prefeitos e secretários de Agricultura das cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) participaram, nesta sexta-feira (5), pela manhã, de um encontro realizado no entreposto da Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), em Maringá. Eles foram conhecer as oportunidades de negócios oferecidas pela unidade para os pequenos agricultores e integrantes da agricultura familiar.

 

No Brasil, os produtores rurais, principalmente, os pequenos, têm uma capacidade incrível para plantar, cultivar e colher uma grande variedade de frutas, legumes, verduras e grãos. O gargalo, no entanto, concentra-se na comercialização. Daí, a estratégia da direção da Central, em parceria com a Amusep, o Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e a Gerência Regional do Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), de fazer o melhor aproveitamento do “Espaço do Agricultor”, localizado em um pavilhão coberto, com 55 áreas disponíveis.

 

Hoje, o local destinado, exclusivamente, para os pequenos produtores rurais é ocupado por 81 agricultores cadastrados e que vendem os itens cultivados por eles. A proposta da parceria é ampliar estes números, por meio da integração entre políticas públicas adotadas pelas prefeituras e o trabalho dos técnicos do IDR realizado nas 30 cidades da região da Associação de Municípios.

 

 

Mais renda

 

Para o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, o papel das instituições é oferecer ambientes para os pequenos agricultores e os integrantes da agricultura familiar terem mais canais de venda para os produtos cultivados por eles. O chefe do Núcleo Regional da Seab, em Maringá, Jucival Pereira de Sá, destaca que a presença desta parcela de produtores no Ceasa abre um novo horizonte para gerar mais renda e qualidade de vida no campo.

 

O diretor técnico do Ceasa-PR, Antônio Leonardecz, ressalta que o Espaço do Agricultor é uma fonte importante para a concretização de negócios. O gerente Regional do IDR, em Maringá, Edson Luiz Diogo de Almeida, acrescenta que uma das oportunidades é proporcionar acesso a novos mercados e a possibilidade de estimular o aumento na produção.

 

Na opinião do vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, que representou o prefeito Ulisses Maia, a expressiva participação dos secretários municipais de Agricultura, no encontro, é determinante para o fortalecimento da estratégia de usar o Ceasa como canal de distribuição dos produtos cultivados na região. O coordenador Regional da Casa Civil, na região da Amusep, Walter Guerlles, comenta que incentivar os pequenos produtores é promover o desenvolvimento e o bem-estar da coletividade.