Amusep é a primeira região do Paraná a aderir à Rede Estratégia ODS e ao programa Cidades Sustentáveis

As cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) foram as primeiras a aderirem, de forma coletiva, à Rede Estratégica da Agenda 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU) e ao programa Cidades Sustentáveis. A assinatura das cartas compromissos ocorreu durante o encontro “Estratégias para o desenvolvimento local sustentável das cidades do Paraná”. O evento foi realizado na manhã do dia oito de novembro, uma segunda-feira, no Auditório Hélio Moreira, localizado na Prefeitura de Maringá.

 

 

União

 

Para o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, a adesão conjunta é mais um demonstrativo do grau de união dos prefeitos da região. Também reflete a preocupação dos gestores municipais, relacionada a sedimentar bases sólidas, no presente, para a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos. “A Agenda 2030 vai além da questão ambiental. Contempla a administração pública e a oferta de políticas que promovam a redução da desigualdade social, econômica e cultural e favoreçam a qualidade de vida e o bem-estar do cidadão”, destacou.

 

 

‘Pressa’

 

Na assinatura da carta compromisso, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, ressaltou que a região tem “pressa”, pois quanto mais cedo a agenda for implementada nos municípios da Amusep, mais benefícios serão gerados para a população. O governante comentou, ainda, que poder público, sociedade civil organizada e iniciativa privada devem agir de maneira articulada e coordenada. Ele acrescentou que os ODS só se tornarão realidade com o protagonismo das prefeituras. “A agenda 2030 é global, mas quem a executa é o Município, frisou.

 

 

Parcerias

 

O primeiro encontro regional do Paraná integra uma série de eventos do gênero a ser realizada em todo o Estado. A programação é consequência de acordo de cooperação firmado entre o governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu) e do Paranacidade, e um conjunto de parceiros estratégicos, entre eles a Amusep, a Associação de Municípios do Paraná (AMP), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), e o Programa Cidades Sustentáveis (PCS).

 

Além da assinatura das cartas compromissos, o evento contemplou debates sobre a Agenda 2030 e apresentação de uma série de ferramentas facilitadoras para implementação dos ODS. Entre os instrumentos oferecidos, está o acesso gratuito à Plataforma Cidades Sustentáveis, que reúne informações sobre planejamento urbano integrado; colaboração do setor privado, das universidades, centros de pesquisas e tecnológicos; financiamento e gestão orçamentária; e participação cidadã.

 

 

Dubai

 

Como integrante da missão oficial do Governo do Paraná à Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o prefeito Ulisses Maia, assinou um termo de compromisso, que tornou Maringá, a primeira cidade do Estado, a colocar em prática ferramentas e estratégias relacionadas à Agenda 2030 da ONU. Uma das metas era, justamente, firmar acordo regional, por meio da Amusep, para cooperação coletiva, com o envolvimento de todos os 30 municípios da área de abrangência da Associação.