Câmara Técnica da Contabilidade da Amusep realiza reunião mensal

Nesta quarta-feira (23), pela manhã, foi realizada a reunião mensal da Câmara Técnica da Contabilidade da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Na pauta, questões relacionadas à execução orçamentária e financeira do Sistema Único de Saúde (SUS); à Prestação de Contas Anual (PCA); ao novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre outros.

 

Em relação ao SUS, a ideia é aproximar os profissionais da contabilidade das particularidades da estrutura do Sistema e criar um canal de comunicação mais efetivo para melhorar o fluxo das informações na hora de alimentar os sistemas. O apoiador do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Mauro Sérgio de Araújo, fez uma apresentação e deixou uma ferramenta auxiliar para analisar e monitorar os investimentos feitos pelas prefeituras na área.

 

De acordo com Araújo, é importante manter o diálogo e estabelecer uma via de mão dupla para tornar a gestão mais eficiente. Na reunião, ele esteve acompanhado da secretária de Saúde de Mandaguaçu, Francielli Martins de Lima Dário, diretora do Cosems; e Bruna Milagres Ribeiro Tostes, que representou o diretor da 15ª Regional, Ederlei Ribeiro Alkamin.

 

 

Educação

 

Na área da Educação, as novas regras do Fundeb provocam uma série de dúvidas. Uma delas é em relação à divisão dos recursos e como o repasse pode ser investido em custeio, manutenção e salários. Há uma série de detalhes que precisam ser observados e critérios para serem adotados, que por ser a primeira vez, necessitam de esclarecimentos do Ministérios e, inclusive, do entendimento do Tribunal de Contas (TCE).

 

 

Coordenação

 

Durante a reunião, o coordenador da Câmara Técnica, Paulo Paixão, manifestou o interesse de deixar a função, que ocupa desde a criação do colegiado, há quatro anos. Ele alegou que está na hora de outro profissional assumir o cargo, mas que vai continuar a participar dos encontros e a colaborar nas discussões dos temas relacionados à contabilidade pública.

 

O sucessor de Paixão será definido pelos integrantes da Câmara Técnica e será anunciado no próximo encontro a ser realizado no dia 19 de abril, às 8h30, na sede da Amusep.