Camille Faccin é eleita coordenadora da Câmara Técnica da Controladoria Interna da Amusep

A secretária Municipal de Compliance e Controle de Maringá, Camille Lima Cardoso Faccin, foi eleita a coordenadora da Câmara Técnica da Controladoria Interna da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). A escolha ocorreu durante a primeira reunião mensal do colegiado, realizada na tarde desta quinta-feira (nove), na sede da entidade.

 

No encontro ficou definido que o Comitê Gestor será composto por Camille e pelos controladores dos municípios de Sarandi, Elizângela Aparecida Freitas Almeida; de Presidente Castelo Branco, José Antônio Troleis; e do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep), Késia Carolina Braga.

 

Para Camille, assumir a coordenação da recém-criada Câmara Técnica é mais um importante desafio. “Primeiro, temos que mostrar o papel fundamental da Câmara para a união e para melhorar o desempenho dos controladores. Em paralelo, temos que conscientizar os prefeitos, os colegas secretários e os servidores de que exercemos a função de prevenir erros e prejuízos”, destacou.

 

 

Itinerante

 

Outra decisão foi que haverá reuniões itinerantes. Até dezembro, serão duas. Em setembro, em Sarandi; e, em novembro, em Presidente Castelo Branco. Também, foram escolhidos os temas a serem debatidos nos próximos encontros mensais da Câmara Técnica. Em julho, o assunto será o papel do Controlador Interno na Gestão Pública; em agosto, a Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais (LGPD); e, em setembro, a Prestação de Contas Anual (PCA).

 

Em outubro, a reunião mensal vai ser realizada durante o II Simpósio de Compliance e Controle na Administração Pública, a ser realizado nos dias seis e sete, pela Prefeitura de Maringá. Os temas dos encontros de novembro e dezembro vão ser definidos posteriormente.

 

 

Evitar erros

 

Em vídeo, exibido no início da reunião desta quinta-feira, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, falou sobre o apoio “total, absoluto e integral” a todos os controladores internos. Ressaltou que o Compliance é uma forma de organizar as prefeituras para garantir a prevenção de erros, a transparência, e a integridade da gestão.

 

O presidente da Amusep, prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla, acrescentou que a Câmara Técnica tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre os controladores e mostrar o quanto a função é “determinante” para o bom desempenho dos gestores e para a entrega de serviços cada vez mais efetivos para a população.