Câmara Técnica da Amusep define tema do VII Seminário Regional da Educação

“O resgate do papel dos profissionais da Educação na construção do conhecimento”. É o tema do VII Seminário Regional, a ser realizado no dia 17 de agosto, das nove às 16 horas, em Santo Inácio.

 

Os detalhes do evento foram definidos durante reunião mensal da Câmara Técnica da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira, na sede da entidade, em Maringá.

 

 

Intercâmbio

 

O Seminário, que vai reunir um público de 400 pessoas, será dividido em duas etapas. Pela manhã, haverá uma palestra, seguida de mesa redonda. O nome do convidado será divulgado posteriormente, após indicação das secretárias municipais de Educação das 30 cidades da área de abrangência da Amusep.

 

À tarde, serão apresentadas quatro experiências de sucesso, onde os profissionais adotaram estratégias e recorreram a ferramentas, que contribuíram para motivar os alunos e manter o interesse deles na busca da evolução no aprendizado. A ideia é que as iniciativas sirvam de modelo e inspiração para serem replicadas em outros municípios.

 

 

Motivador

 

De acordo com a coordenadora da Câmara Técnica, secretária Municipal de Educação de Maringá, professora doutora Tânia Regina Corredato Periotto, a proposta do Seminário é proporcionar oportunidades e instrumentos para que os servidores da Rede Municipal de Ensino usem o poder de transformação existente dentro deles para tornar o processo de construção do conhecimento dos alunos agradável, atraente e estimulante.

 

Ela recordou, ainda, que o evento volta a ser organizado depois de três anos. A edição número seis foi realizada em agosto de 2019, em Marialva.

 

 

Formação

 

Na reunião mensal do Colegiado, o professor Fabiano da Silva França, apresentou um projeto de formação restaurativa para os profissionais da Educação. “São atividades teóricas e práticas para capacitar os servidores para que eles estejam preparados para a construção de círculos de paz. Principalmente, no atendimento a crianças em situação vulnerável”, destacou.

 

 

Agenda

 

Os secretários decidiram, ainda, que em julho haverá reunião da Câmara Técnica. A data vai depender da agenda do promotor público da Vara da Infância e Juventude a ser convidado para falar sobre inclusão.