Câmara Técnica da Educação da Amusep debate critérios de desempenho no Saeb

Debater os critérios que precisam ser observados para os alunos da rede pública municipal de ensino atingirem os índices necessários para alçarem bom desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Foi um dos temas da reunião mensal da Câmara Técnica da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira (09), na sede da entidade, em Maringá.

 

Os detalhes foram apresentados pela assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Atalaia, Letícia Gonçalves Brambilla Santos. Ela destacou que o Saeb vai avaliar o desempenho da educação infantil, por meio de questionários aos gestores e professores; do segundo, quinto e nono anos, do ensino fundamental; e do terceiro e quarto anos, do ensino médio, cujos dados dos participantes foram atualizados no Censo Escolar até o dia 31 de julho de 2023.

 

 

Inep

 

As diretrizes gerais e os parâmetros foram divulgados no dia 26 de junho, na edição do Diário Oficial da União, por meio da portaria número 267, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A aplicação do Saeb ocorrerá de 23 de outubro a 10 de novembro, em todas as unidades da Federação.

 

Entre as novidades, está a avaliação de ciências da natureza e ciências humanas para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, por amostragem; e sala extra e atendimento por profissional especializado (ledor, transcritor e intérprete de Libras; leitor labial), para os estudantes da educação especial.

 

 

Alfabetização

 

Serão considerados alfabetizados, os alunos que alcançarem mais do que 743 pontos; leem palavras, frases e pequenos textos; localizarem informações na superfície textual; terem um entendimento básico na articulação verbal e não verbal, em tirinhas e histórias em quadrinhos; escrever, ortograficamente, palavras, com regularidade direta entre fonemas e letras; e descrever textos de circulação cotidiana, mesmo com desvios ortográficos ou de segmentação.

 

 

Prazos

 

Letícia, também, alertou para os prazos para o atendimento às exigências para que os municípios possam receber os recursos da complementação do Valor Aluno Ano por Resultado (VAAR) e do Valor Anual Mínimo por Aluno (VAAF), receitas provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para o VAAR, as informações devem ser atualizadas até 31 de agosto. Para o VAAF, até 30 de setembro.

 

 

Liderança

 

Outro item da pauta foi identificar os secretários que têm interesse em participar do Curso Leme da Liderança Cívica. Oferecida pelo Sebrae, a capacitação é realizada em quatro encontros, com a duração de oito horas, cada um. O primeiro módulo será aplicado em setembro. A turma precisa ter, no mínimo, 25 participantes.

 

 

Seminário Regional

 

Durante a reunião mensal da Câmara Técnica, os secretários, também, definiram a data do IX Seminário Regional da Educação da Amusep. O encontro ocorrerá no dia cinco de outubro, em Atalaia. Cada município poderá inscrever até cinco pessoas. Um dos temas será educação especial. Na edição passada, realizada no dia 19 de maio, em Mandaguari, cerca de 200 pessoas estiveram presentes.

 

 

Calendário

 

No encerramento, ficou estabelecido que o próximo encontro do Colegiado ocorrerá no dia 13 de setembro, às 14 horas, também, na sede da Amusep.

 

Para a coordenadora da Câmara Técnica, secretária Municipal de Educação de Mandaguari, Selma de Fátima Ferreira Batista Bertolini, a reunião de agosto foi produtiva e bastante participativa. “Esclarecemos diversos pontos sobre o Saeb e tomamos importantes decisões sobre o Seminário Regional”, frisou.