Cileninho vai presidir a Amusep, em 2010

O prefeito de Mandaguari, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, o Cileninho, será o presidente da Amusep, para a gestão 2010. Ele foi eleito na eleição realizada no dia 9 de dezembro, liderando uma chapa única. A eleição aconteceu no AlphaVille Maringá, em Iguaraçu e manteve a tradição de consenso da entidade.

Prefeitos da Amusep, ao final da eleição para a gestão 2010


Cileninho sucederá o prefeito de Munhoz de Mello, Gilmar Silva, que cumpre a gestão 2009, um ano de muitas atividades e avanços para a associação e para os municípios.

Compõem a diretoria 2010 da Amusep: Presidente: Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior (Cileninho) – prefeito de Mandaguari; 10 vice-presidente, Fernando Brambilla – prefeito de Santa Fé; 20 vice-presidente, Vanderlei de Oliveira Santini – prefeito de Ivatuba. O Conselho Fiscal é integrado por: Janilson Marcos Donasan – prefeito de Ourizona; Mario Shideo Yamamoto – prefeito de Paranacity; Nilson Aparecido Martins – prefeito de Atalaia; Edson Luis Ratti – prefeito de Floraí; Alcídio Delapria – prefeito de Doutor Camargo; Vlademir da Silva – prefeito de Paiçandu; Manoel Abrantes Neto (Nelinho) – prefeito de Iguaraçu; Gilmar José Benkendorf Silva – prefeito de Munhoz de Mello; João Batista dos Santos – prefeito de Santo Inácio; Maria Ângela Silveira Benatti – prefeita de Nova Esperança.

Municipalismo e desenvolvimento
A Amusep iniciou em 2001 uma mudança radical na sua estrutura e atuação, que resultou na constituição do Programa de Desenvolvimento da Região da Amusep (Pró-Amusep) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da Amusep (Cisamusep), responsáveis por projetos de desenvolvimento e uma grande melhoria no atendimento de saúde em consultas e procedimentos especializados, em toda a região.

Estas duas conquistas andaram lado a lado com uma nova posição determinada na defesa do municipalismo, ao lado da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Prefeito de Mandaguari, Cileninho, fala após ser eleito presidente da Amusep, por aclamação

Praticando o verdadeiro municipalismo, em defesa do que pertence à população de cada um dos 30 municípios associados, desenvolvendo projetos de desenvolvimento, com apoio à agricultura familiar, às micro e pequenas empresas e às condições para fixação das populações no campo e nas pequenas cidades, a Amusep ampliou as suas atividades e firmou-se como uma entidade modelo na representatividade dos associados e na prestação de serviços a estes municípios.

Em 2009 a Amusep deu continuidade de consolidou o Pró-Amusep Inova, um projeto iniciado em 2007 e que pretende levar internet para todas as 30 cidades associados e suas regiões rurais, como apoio a projetos de qualificação, associativismo, cooperação, empreendedorismo e desenvolvimento.

Estrutura e serviços

A Amusep mantém uma estrutura profissionalizada de apoio e serviços aos trinta municípios associados. Em 2009 a associação instalou-se em nova sede, mas ampla e adequada à realização das suas atividades e serviços.

A assessoria técnica tem engenheiros, arquitetos e desenhistas, que fazem projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo para os municípios. Este trabalho tem sido marcado pela qualidade e, de forma muito especial, pela economia para os municípios. A cada ano, são cerca de R$ 5 milhões economizados pelos 30 municípios, neste área de projetos.

A entidade mantém as assessorias Jurídica, Contábil e de Comunicação Social.

Um dado importante demonstra a importância do trabalho de assessoria aos municípios, prefeitos, procuradores jurídicos, contabilistas, e suas equipes: a Amusep é a microrregião com maior número de prestações de contas aprovadas, no Paraná.