Fiep reúne prefeitos da região para unificar agendas de desenvolvimento

Com a presença do presidente do sistema Fiep, Rodrigo Rocha Loures, prefeitos da região Noroeste do Paraná participaram de reunião, nesta quinta-feira, quando conheceram mais sobre a Federação das Indústrias do Paraná, seus projetos, programas e ações. O objetivo da Fiep é aproximar o setor público das suas atividades e planejamentos da federação, unificando agendas e unido esforços para alcançar melhores resultados na geração de empregos e industrialização, levando ao desenvolvimento sustentável.

Cada prefeito e representante de município teve a oportunidade de falar sobre a sua realidade, as maiores dificuldades e expectativas. Na pauta surgiram temas como qualificação profissional, atração de indústrias, soluções tecnológicas para o lixo, educação integral, cooperativismo e associativismo.

A proposta da Fiep agora é a realização de reuniões na região, onde municípios com afinidades poderão levantar as suas vocações e necessidades, criando projetos microrregionais adequadas às suas realidades.

Pró-Amusep
O presidente da Amusep, Gilmar Silva, prefeito de Munhoz de Mello, falou da experiência do seu município, que vinha perdendo população e que hoje reverteu este quadro, a partir da instalação de pequenas indústrias, na área de alimentos (agroindústrias) e confecções, principalmente.

Ele reiterou a preocupação com a mecanização da colheita da cana e com as facções, que criam empregos, mas geram muito pouca arrecadação para os municípios.

Gilmar Silva também falou sobre o Pró-Amusep, Programa de Desenvolvimento da Região da Amusep, que está na nova fase “inova”. O desafio é criar grupos de atividades econômicas em um ou mais municípios, com apoio de uma rede de Internet ADSL no campo e na cidade.

O programa já tem o apoio do Fumin/BID e está na fase de estudos para a escolha da melhor tecnologia .
O presidente da Amusep, Gilmar Silva, convidou a Fiep a ser uma das parceiras do Pró-Amusep.

Pioneirismo e desenvolvimento
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, falou de vários desafios que os municípios têm que enfrentar e que ficam mais fáceis de serem encaminhados quando recebem ajuda, como a da Fiep.

Ele anunciou que o contraturno escolar, para algumas escolas, será feito através de uma parceria com o SESI/Fiep.
Silvio também defendeu o Pró-Amusep Inova e pediu apoio e empenho de todos para este passo de grande interesse dos municípios.

Segundo Silvio Barros a inovação é fundamental no ensino, na economia, no apoio ao empreendedorismo, em todas as áreas. Segundo ele, o ensino precisa mudar de conceito. As escolas devem se tornar lugares de aprendizagem, atrativos, onde as crianças queiram ir para aprender. A incorporação de tecnologia é inevitável para o sucesso das escolas. Não será possível avançar e inovar com o quadro negro.

A mesmo coisa vale para a medicina. Ele citou o exemplo do Cisamusep, que ele preside, onde estão em estudos projetos de telemedicina, onde o atendimento poderá ser feito por médicos especialistas através de internet.
Sobre a geração de empregos, Silvio defendeu o apoio às micro e pequenas empresas já instaladas no município e sugeriu planos diretores para as quatro regiões metropolitanas do Paraná, feito de acordo com as vocações regionais.

O prefeito de Maringá falou ainda necessidade de construir soluções definitivas para o lixo. Segundo ele, a associação de municípios para resolver este problema, em curto e médio prazo, será inevitável.

Na área econômica, Silvio anunciou que o Aeroporto de Maringá deverá receber o seu primeiro vôo internacional de cargas em aproximadamente 30 dias. Esta operação vai ajudar os municípios a vender suas produções para mercados novos, antes inatingíveis. Ele lembrou que a uva de Marialva poderá ser exportada diretamente para Miami, de forma simples, rápida e muito rentável, o mesmo valendo para outros produtos da região.
Silvio considerou a reunião muito importante e positiva para todos os municípios.

Fiep
O presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures falou que o sistema, formado por 96 sindicados e cerca de 7 mil indústrias, chegando a 40 mil indústrias incluindo as micro e pequenas, quer contribuir para o desenvolvimento do Paraná, atuando com todos os setores da economia, de forma especial, unindo forças com o setor público.
Para o presidente, a inovação é a principal bandeira, não é um fim, é um meio, um atributo. Para Rocha Loures a inovação tem que servir à causa da sustentabilidade do Paraná

Ele convidou os municípios a fazerem um Plano de Desenvolvimento Local, com as linhas básicas do que eles necessitam, de acordo com as suas vocações Ele pediu a ajuda da Amusep para desenvolver este trabalho junto com a Fiep, em toda a região.

O presidente gostou da reunião e das posições de cada prefeito e representante de município. Segundo ele, todos os dados e informações vão ajudar a fazer um levantamento da região, das suas necessidades e potencialidades.

Eventos importantes
Os prefeitos da Amusep confirmaram presença no Seminário Estadual da terceira edição do Prêmio Objetivos do Milênio Brasil, dia 4 de agosto, às 9 horas, na Avenida Comendador de Franco, 1341 – Bairro Jardim Botânico - CIETEP. O evento será aberto pelo ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luis Dulce. Estão convidados os secretários municipais de planejamento e assistência social.

No evento acontecerão oficinas sobre o prêmio ODM, a municipalização dos ODMs, de mobilização e de formação do Grupo Gestor Estadual de disseminação das ODMs.

O Paraná é o estado mais avançado do país em relação aos ODMs.
Nos dias 17 e 18 de agosto acontecerá em Curitiba o Congresso Paranaense da Indústria. Prefeitos do Paraná também foram convidados e deverão participar.

 





 

 





 


O prefeito de Maringá, Silvio Barros, falou de vários desafios que os municípios têm que enfrentar - - Foto: André Renato/PMM

Presidente do sistema Fiep, Rodrigo Rocha Loures e prefeitos da região Noroeste do Paraná participaram de reunião sobre projetos, programas e ações da federação



Presidente do sistema Fiep, Rodrigo Rocha Loures e prefeitos da região Noroeste do Paraná participaram de reunião sobre projetos, programas e ações da federação