1a. Conferência Nacional de Saúde Ambiental, dia 26 em Maringá

Considerando as deliberações dos Conselhos e das Conferências Nacionais de Saúde, das Cidades e do Meio Ambiente, o Presidente da República, por meio de Decreto datado de 14/05/09, convoca a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental-CNSA, que será realizada de 15 a 18/dez09, em Brasília -DF.
Da mesma forma, no Estado do Paraná, o Governador Roberto Requião convocou a Conferência Estadual de Saúde Ambiental. É importante destacar que pela primeira vez está sendo possível uma representação abrangente incluindo a participação de várias Instituições Públicas como: SESA, SEMA/IAP/SUDERHSA, SEDU/PARANACIDADE/COMEC, CASA CIVIL, SEAB/EMATER, SETI, SEED, SETP, SANEPAR, COPEL, COHAPAR, ALEP/Comissão de Ecologia e Meio Ambiente e Comissão de Saúde, IBAMA, Ministério Público Estadual, assim como a participação dos Conselhos Estaduais: de Saúde, do Meio Ambiente, de Recursos Hídricos e das Cidades, engajados na organização do Evento, objetivando a garantia de participação, de discussão, da regionalização dos territórios representados pelos municípios.

 

Serão realizadas 9 Conferências Regionais, sendo: A cada dia podemos evidenciar que vários dos problemas de saúde estão relacionados direta ou indiretamente com a degradação e a contaminação do meio ambiente exigindo, portanto, reflexão, articulação e realização de debates que permita a construção de proposições e a implementação de políticas publicas integradas, discutidas entre os órgãos governamentais e a sociedade.
O objetivo geral da CNSA é instaurar um grande debate nacional envolvendo o setor público, o setor privado e a sociedade para discutir e definir diretrizes e ações prioritárias no campo da Saúde Ambiental, buscando a atuação transversal e intersetorial com vários atores envolvidos com o tema. Este diálogo é condição básica para a implementação de atividades que envolvem participação, responsabilidades, vigilância e controle dos riscos ambientais para a saúde humana e para o meio ambiente nos mais variados territórios (Campo, Cidade e Floresta).
Diante da importância desse tema, convidamos a todos para participar e dar apoio na divulgação e convocação de entidades e comunidades com interesse na temática para que venham contribuir na Conferência Nacional de Saúde Ambiental (Etapas Regionais e Estadual).
Para esclarecimentos e informações adicionais os interessados poderão se dirigir à Comissão Organizadora Regional tel: 44.3621-8248 ou acessar o site oficial do Ministério da Saúdewww.saude.gov.br/svs/cnsa
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO E VENHA PARTICIPAR!

· CURITIBA - dia 03/outubro · UMUARAMA - 29/setembro
· PONTA GROSSA - 19/setembro · MARINGÁ - 26/setembro
· GUARAPUAVA - 06/outubro · LONDRINA - 26/setembro
· FRANCISCO BELTRÃO - 24/setembro · JACAREZINHO - 25/setembro
· CASCAVEL - 03/outubro

Este evento em Maringá tem o apoio da Amusep