Prefeitos estreitam relacionamento com deputados eleitos e reeleitos

Estreitar o relacionamento e estabelecer canais de comunicação permanentes com os próximos representes da região na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Paraná. Foi o objetivo de uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (23), na sede da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), em Maringá.

Participaram do encontro o deputado federal reeleito, Ricardo Barros; e os deputados estaduais Evandro Araújo (reeleito), Arilson Maroldi Chiorato, Do Carmo e Delegado Jacovós, os três que vão cumprir o primeiro mandato na Alep. Os deputados Luiz Nishimori (federal reeleito), Maria Victoria (estadual reeleita), Doutor Batista (estadual reeleito), e Homero Marchese (primeiro mandato) enviaram representantes.

Durante o encontro, os parlamentares da próxima legislatura se colocaram à disposição para defender as reivindicações da Amusep. Foi sugerido que os oito deputados estaduais eleitos, com base eleitoral na área de abrangência da Amusep, atuem como bancada regional, para ampliar a representatividade e ter um peso maior no momento de propor ou viabilizar leis e políticas públicas para a região. Todos também se comprometeram em trabalhar para produzir resultados mais rápidos para a população e para melhorar a vida das pessoas.

Entre os assuntos tratados no encontro, destaque para a intepretação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) pelos técnicos e conselheiros Tribunal de Contas do Estado. Principalmente, em relação ao índice de gastos das prefeituras com a folha de pagamento dos servidores municipais. Outro tema, é a atualização do banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no que diz respeito ao número de habitantes, que residem nos municípios. Há prefeitura que vai receber cerca de R$ 6 milhões a menos, no ano, porque o número oficial é menor do que o real.

A divulgação das novas tarifas a serem cobradas pela tramitação de projetos e pela fiscalização de obras por técnicos da Caixa Econômica Federal (CEF) também foi citada. A tabela vai refletir, diretamente, na execução de melhorias, especialmente, nos pequenos municípios. Na questão habitacional, os prefeitos solicitam a revisão dos critérios de liberação dos financiamentos em cidades da Região Metropolitana de Maringá, onde a diferença pode chegar a R$ 90 mil.

UEM

Os professores Júlio César Damasceno e Ricardo Dias Silva, respectivamente reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), também participaram da reunião de prefeitos da Amusep. Recém-empossados, foram colocar a estrutura da UEM à disposição dos municípios para estabelecer parcerias e desenvolver trabalhos em conjunto, que sejam de interesse da população.

Convênio

No encontro, ficou definido ainda que a Amusep vai firmar convênio com o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG). O termo de cooperação técnica vai permitir fazer levantamentos da produção agrícola, do uso e ocupação do solo. São informações mais exatas para estimativas de plantio, a partir de imagens de satélite e monitoramento de campo. Além do ITCG, a iniciativa reúne profissionais do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná.

 

O trabalho a ser realizado na região da Amusep vai seguir o modelo já implantado nas áreas de abrangência das associações dos municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar), com sede em Paranavaí; da Região do Entre Rios (Amerios), que tem Umuarama, como cidade polo; e do Médio Noroeste do Estado (Amenorte), com sede em Cianorte. A proposta de ações foi apresentada pelo presidente do Instituto, Amilcar Cavalcante Cabral; e pelo engenheiro agrônomo do ITCG, Anízio Menarim Filho.

ouvidoria@angulo.pr.gov.br; kstorti@gmail.com; alessandro.dias@gmail.com; andrespineli@gmail.com; imprensa@ivatuba.pr.gov.br; agenciaedsonalves@gmail.com; imprensa@mandaguari.pr.gov.br; edivaldomagro@gmail.com; assgab@munhozdemello.pr.gov.br; michellevjorge@gmail.com; andreia.sji@hotmail.com; laistessaro@live.com; tesouraria@paranacity.pr.gov.br; pmsantafeimprensa@gmail.com; rogerioabernardo@hotmail.com; gabinete@astorga.pr.gov.br; vilhena23@gmail.com; gabinete@colorado.pr.gov.br; pmdoutorcamargo@doutorcamargo.pr.gov.br; faustoherradon@hotmail.com; rogeriomendes@floresta.pr.gov.br; marcia.dallago18@yahoo.com; nelinhorelincho@hotmail.com; vidrosnol@hotmail.com; vitaofedrigo@gmail.com; rrrobson@gmail.com; tania.mcosta@hotmail.com; indiogeomensor@hotmail.com; gabinete@mandaguari.pr.gov.br; gabinete@marialva.pr.gov.br; geragomes05@hotmail.com; franciscomaratta@hotmail.com; contato@marmorariarazente.com.br; manoelrodrigoamado@hotmail.com; tarmreis@yahoo.com.br; sueliwanderbrook@terra.com.br; gifaccin@ig.com.br; marlyoliveira.79@hotmail.com; fernandobrambilla@hotmail.com; brunoluvisotto@hotmail.com; juniorvenceslau@hotmail.com; andreluisbovo@yahoo.com.br; depositovolpato@hotmail.com; pmuniflor@gmail.com; secadm@ourizona.pr.gov.br; crisschneider@hotmail.com; schneider.sebrae@gmail.com; mgoncalves@pr.sebrae.com.br; imprensa@florida.pr.gov.br; assgab@munhozdemello.pr.gov.br; fabiocarlucci@yahoo.com.br; compras@itambe.pr.gov.br; eraldo@ideiaassessoria.com