Três cursos mobilizam servidores municipais da região

Os servidores públicos das 30 prefeituras da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) têm uma semana de intensas atividades de aprendizado e aperfeiçoamento profissional. De terça a sexta-feira (27 a 29), a entidade, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), promove três cursos de capacitação.

Na terça e quarta-feira, por meio da Escola de Gestão Pública, técnicos do TCE ministram o treinamento “Gestão e Fiscalização de Contratos”. Os trabalhos ocorrerão das oito às 17 horas, no Auditório Professor Darcy Ribeiro, no campus do Centro Universitário Ingá (Uningá). Entre os temas a serem abordados estão cláusulas necessárias; garantias contratuais; tipos de serviços; subcontratação; falhas mais comuns; fiscalização de débitos previdenciários e trabalhistas da contratada; processo administrativo em razão do descumprimento ao contrato; penalidades aplicáveis ao contratado; e responsabilização do gestor e/ou fiscal.

Na quinta-feira (29), será a vez de os técnicos do Tribunal falarem sobre “Gestão e Aquisição de Medicamentos. As atividades ocorrerão no Auditório Professor Paulo Freire, também localizado no campus da Uningá. Das oito horas às 17h30, os participantes receberão informações sobre aquisições dos produtos, no que se refere a financiamento, consórcios e licitações; compras de microempresa e empresas de pequeno porte; habilitação, formação de preços e julgamento; procedimentos na entrega dos medicamentos; controle de saída e de estoque; entre outros assuntos.

Na quinta e sexta-feira, será a vez de a AMP, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu e apoio do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), realizar o projeto de Capacitação em Saúde. Voltado para secretários, diretores, gestores e assessores que atuam nas secretarias municipais de Saúde e no Sistema Único de Saúde (SUS), o curso ocorrerá na sede da Amusep, em Maringá, das nove horas às 13h30. A programação prevê debates sobre modelos de gestão da saúde; contratos de parcerias público-privadas; monitoramento e avaliação dos instrumentos de cooperação; prestação de contas; judicialização e regionalização do SUS; entre outros assuntos.

Para o presidente da Amusep, prefeito de São Jorge do Ivaí, André Luís Bovo, os treinamentos reforçam o papel da entidade de oferecer uma série de oportunidades para a capacitação e a atualização profissional dos servidores. “Durante todo o ano, promovemos atividades do gênero. São os mais variados temas para que a população receba o melhor atendimento possível e para que os recursos sejam administrados com rigor”, ressalta.

SERVIÇO

Gestão e Fiscalização de Contratos

Data: Terça e Quarta-feira (27 e 28)

Horário: Das oito às 17 horas

Local: Auditório Professor Darcy Ribeiro, Campus da Uningá

Endereço: Rodovia PR-317, 6.114, saída para Iguaraçu

Gestão e Aquisição de Medicamentos

Data: Quinta-feira (29)

Horário: Das oito horas às 17h30

Local: Auditório Professor Paulo Freire, Campus da Uningá

Endereço: Rodovia PR-317, 6.114, saída para Iguaraçu

Projeto de Capacitação em Saúde

Data: Quinta e Sexta-feira (29 e 30)

Horário: Das nove horas às 13h30

Local: Sede da Amusep

Endereço: Avenida Nóbrega, 370, Zona 04, Maringá