Prefeitos estabelecem canal de comunicação com secretário-chefe da Casa Civil

Um passo decisivo para, no início da atual gestão do Governo do Paraná, os prefeitos da região estabelecerem um canal de comunicação com o secretário-chefe da Casa Civil e os auxiliares mais próximos dele. É a avaliação dos gestores municipais que, no dia 28 de abril, reuniram-se com o titular da Pasta, Guto Silva, na sede da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

A presença de Guto Silva, em Maringá, foi agendada pelo presidente da entidade, prefeito de Atalaia, Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva, a partir de uma reivindicação dos associados da Amusep. “O secretário viveu e tem parentes na região. Conhece parte da nossa realidade. Precisávamos construir uma ponte para termos nossos pedidos atendidos”, destaca.

Diagnosticar

Após ouvir as demandas individuais de 12 dos 30 prefeitos da área de abrangência da Amusep, Guto Silva, declarou que retornava para o gabinete dele, em Curitiba, com “excesso de bagagem”. Tamanho o volume de informações coletado por ele. “A proximidade com os prefeitos favorece fazermos um diagnóstico mais apurado e de acordo com as reais necessidades da população”, disse.

Assessor Especial da Casa Civil para o Noroeste do Estado, Edgar Silvestre, o Deca, prefeito de Marialva, por dois mandatos consecutivos, entre 2009 e 2016, e presidente da Amusep, Gestão 2013, comenta que a presença de Guto Silva na Amusep foi a primeira de uma série de encontros que os integrantes do primeiro escalão do Governo vão realizar na sede da entidade. “O governador Ratinho Júnior (Carlos Roberto Massa Júnior) tem o compromisso de fazer uma gestão descentralizada. As associações regionais de municípios e os consórcios públicos intermunicipais serão o ponto de referência para colhermos os subsídios necessários para implantarmos políticas públicas de interesse da coletividade”, frisa.

Legislativo presente

Durante o período que permaneceu na sede da Amusep, Guto Silva, esteve acompanhado do deputado estadual Homero Figueiredo Lima e Marchese. Na opinião dele, tanto os representantes do Executivo quanto do Legislativo têm a missão de ouvir os prefeitos, para entender melhor as demandas dos municípios. “Fui eleito pela região. Vou ser o interlocutor da população na Assembleia e junto ao Governo do Estado. Por isso, preciso estar preparado para defender, com propriedade, os projetos das prefeituras”, afirma.

Repercussão

Para o prefeito de Nova Esperança, Moacir Olivatti, um dos 12 gestores recebidos pelo secretário, os encontros serviram para Guto Silva se inteirar melhor de cada situação e conhecer mais detalhes sobre as propostas das prefeituras. “É uma pessoa acessível. Disposta a ouvir e entender as razões das nossas reivindicações”, ressalta.

O prefeito de Floresta, Ademir Luiz Maciel, o Dê, acrescenta que a disposição de o secretário deixar o gabinete, no Palácio Iguaçu, e atender os gestores municipais na sede da Amusep demonstra o interesse de o governador Ratinho Júnior conduzir o mandato dele em sintonia e o mais próximo possível dos anseios da população. “São nos municípios que as coisas acontecem”, resume.


Galeria de Fotos