Definida programação do V Seminário Regional da Educação

Os integrantes do Comitê Gestor da Câmara Técnica da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) definiram a programação do V Seminário Regional da área. O evento será realizado no dia 23 de abril, das oito às 16 horas, no Centro de Convenções Doutor Décio da Silva Bacelar, em Mandaguari.

Com o tema “Uma Reflexão sobre o Papel da Escola e do Professor para uma Educação do Século XXI”, o encontro será aberto pelo professor Cássio Marcelo Mochi. Graduado em Filosofia, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com pós-graduação em Docência no Ensino Superior, pelo Centro Universitário (Unicesumar), ele é um dos especialistas que atuam no Programa “União Faz a Vida”, desenvolvido pela cooperativa de Crédito Sicredi União, em parceria com as prefeituras da área de abrangência da Amusep.

A coordenadora da Câmara Técnica, secretária Municipal de Educação de Mandaguari, Adenise Batista Rodrigues, destaca que as inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do endereço eletrônico adenisebr@hotmail.com. “Cada um dos 30 municípios da região da Associação tem direito a até dez vagas. O importante é confirmar a participação o quanto antes”, ressalta. O evento é direcionado para os secretários municipais, diretores e integrantes das equipes pedagógicas das prefeituras.

Práticas

De acordo com o que foi solicitado pelos servidores municipais da Educação, o período da tarde será dedicado a oficinas, com práticas pedagógicas para proporcionar ferramentas para a atuação dos profissionais nas respectivas áreas deles. O tema “Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)” será abordado pela professora Lucineide Rodrigues.

A professora Ângela de Cássia Silva Capóia de Osti vai apresentar a metodologia e os resultados do “Programa de Volta para a Escola - Combate à Evasão Escolar”, desenvolvido pela Prefeitura de Mandaguari. Já a professora Sônia da Silva Berti vai comentar questões relacionadas à “Transição Educação Infantil X Ensino Fundamental” e à “Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. Lucineide, Ângela e Sônia são coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Mandaguari.

Transporte Escolar

Ainda no período da tarde, os secretários municipais vão participar de uma reunião extraordinária da Câmara Técnica da Amusep para identificar demandas e traçar estratégias sobre o Transporte Escolar. “É um setor que requer estudos constantes para manter a segurança, pontualidade e conforto dos alunos. Além do controle nas planilhas de custos e manutenção”, frisa Adenise.

SERVIÇO

V Seminário Regional da Educação

Data: Dia 23 de abril (terça-feira)

Horário: Das oito às 16 horas

Local: Centro de Convenções Doutor Décio da Silva Bacelar

Endereço: Rua Padre Antônio Lock, s/n, Mandaguari (PR)

Inscrições: adenisebr@hotmail.com

PROGRAMAÇÃO

8 horas - Credenciamento

8h30 - Abertura

9 horas - Palestra “Uma reflexão sobre o papel da escola e do professor para uma Educação do século XXI” - professor Cássio Marcelo Mochi - cedido pela parceria com o Programa “União faz a Vida” - Sicredi União

11h30 - Almoço

13 horas - Oficinas Práticas: “Os desafios e propostas para alcançar uma Educação de qualidade”

“Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)” - professora Lucineide Rodrigues - coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Mandaguari

“Programa de Volta para a Escola - Combate à Evasão Escolar” - professora Ângela de Cássia Silva Capóia de Osti - coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Mandaguari

“Transição Educação Infantil X Ensino Fundamental” e “Base Nacional Comum Curricular (BNCC)” - professora Sônia da Silva Berti - coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Mandaguari

14 horas - Encontro dos Secretários Municipais de Educação - Tema: “Demandas do Transporte Escolar”

16 horas - Encerramento