Cinco prefeitos da região da Amusep integram nova diretoria da Associação dos Municípios do Paraná

Cinco prefeitos da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) integram a nova Diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) eleita e empossada nesta terça-feira, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado, em Curitiba. Manoel Rodrigo Amado, de Ourizona, ocupa o cargo de primeiro tesoureiro. André Luís Bovo, de São Jorge do Ivaí, faz parte da equipe da Procuradoria Jurídica. Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva, de Atalaia e atual presidente da entidade, está na Presidência do Conselho de Diretos Humanos. Tânia Martins Costa, de Lobato, e Márcia Cristina Dall Ago, de Flórida, estão no Conselho da Mulher.

Fábio Vilhena, atual presidente da Amusep, comentou que a representatividade da Associação na Diretoria da AMP demonstra o quanto a entidade é importante para o movimento municipalista paranaense. Também analisou que essa presença aumenta a responsabilidade dos gestores em defesa dos interesses da região. Para o prefeito de Ourizona, ter sido convidado para assumir a função de primeiro tesoureiro é um orgulho. Advogado e presidente da Amusep, Gestão 2018, André Bovo, espera contribuir para a conquista de avanços em relação às demandas da Procuradoria Jurídica. Tânia Costa e Márcia Dall Ago também desejam usar a experiência delas nos assuntos voltados à presença da mulher no comando do Executivo municipal.

Diálogo constante

O novo presidente da AMP é o prefeito de Pérola e presidente da Associação dos Municípios de Entre-Rios (Amerios), Gestão 2018/2019, Darlan Scalco. Ele sucede o prefeito de Coronel Vivida, Frank Ariel Schiavini. O mandato é de dois anos. No discurso de posse, Scalco afirmou que vai manter um canal de diálogo permanente com os 399 gestores municipais do Paraná. “Vou ouvir muito meus colegas prefeitos e ficar atento aos problemas das prefeituras, porque é lá onde a população vive e onde as coisas acontecem”, destacou.

Ressaltou que vai manter uma relação de “profundo respeito” com as autoridades dos governos Estadual e Federal e com os representantes dos poderes Legislativo e Judiciário. “Seremos republicanos com todos, mas jamais vamos baixar a guarda, na defesa das prefeituras do Paraná”, garantiu, na presença de mais de 200 líderes políticos e empresariais, que participaram da solenidade.

Balanço

Ao se despedir do cargo, Frank Schiavini destacou os avanços conquistados no mandato dele. “Na nossa gestão, unimos mais os prefeitos em torno do espírito municipalista. Tivemos um grande diálogo com os governos Federal e Estadual, Congresso Nacional e Assembleia Legislativa, bem como com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público do Paraná (MPE)”, disse.

Schiavini afirmou que, se o municipalismo não prosseguir lutando, em pouco tempo não haverá mais pessoas de bem interessadas em ser prefeitos ou prefeitas. “Eu deixo a AMP de cabeça erguida. Durante o tempo em que fui presidente, fiz o melhor pelos municípios do Paraná”, concluiu.

Presenças

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana - que representou o governador Carlos Roberto Massa Júnior, o Ratinho Júnior, em viagem à China - parabenizou Schiavini pelo trabalho, desejou sucesso a Darlan e colocou o governo à disposição da nova Diretoria da AMP. “O Governo do Estado está fazendo o possível para economizar recursos para investir mais nas prefeituras. Estaremos sempre abertos ao diálogo e faremos o possível para ajudar os municípios”, declarou.

O deputado estadual Marcel Micheletto participou da solenidade representando o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano. Ex-presidente da AMP por dois mandatos e ex-diretor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Micheletto mostrou-se favorável às reformas, mas alertou que os desafios do movimento municipalista, em defesa do pacto federativo, são muitos. “Sem as reformas, os municípios vão entrar em colapso”, comentou.

O presidente de honra da CNM, Paulo Ziulkoski, participou da solenidade representando o presidente da organização, Glademir Aroldi. Lembrou que o Paraná tem papel de destaque no movimento municipalista e convocou os prefeitos a se unirem na luta pelas cidades. “Os desafios das prefeituras são muitos. Por isso, a união dos prefeitos é fundamental”, disse, ao lado do diretor da CNM, Joarez Lima Henrichs, que também foi presidente da AMP.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMP