Presidente da Amusep participa da Cúpula Mundial da Família

Entre os dias 13 e 15 de maio, o presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito de Atalaia, Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva, participa do Cúpula Mundial da Família 2019. Com o tema “Nenhuma família deixada para trás: Famílias e autoridades locais trabalhando, juntas, para garantir uma Educação de qualidade, inclusiva e equitativa e para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, o evento ocorre, na Sala Coimbra, do Intercontinental Hotel de Lisboa.

Fábio Vilhena integra uma comitiva de vinte pessoas de todo o Brasil, que participa da Cúpula Mundial a convite dos organizadores do evento. Todas as despesas com passagens, hospedagem, alimentação são de responsabilidade dos promotores do encontro. O presidente da Amusep destaca que nem o caixa da Amusep, nem o da Prefeitura de Atalaia, são onerados com a viagem dele a Portugal. “São representantes de vários países que discutem fórmulas e apresentam instrumentos para alcançarmos um padrão de excelência na Educação”, ressalta.

Durante os três dias da Cúpula Mundial, especialistas de renome internacional do Brasil, Portugal, Estados Unidos, Egito, Malásia, Tunísia, Síria, Líbano, África do Sul, Japão, Romênia, Bélgica, e da Organização das Nações Unidas (ONU) compartilham projetos e promovem o intercâmbio de experiências para que o processo educacional esteja ao alcance de todos. Principalmente, às famílias de baixa renda. “É uma rara oportunidade de conhecermos as práticas de outras nações e de como a rede pública municipal de ensino pode avançar na oferta de uma Educação de alta qualidade”, frisa Fábio Vilhena.

A Cúpula Mundial é uma realização da Organização Mundial da Família; Comissão Portuguesa para a Igualdade no Trabalho e Emprego; e Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar), em parceria com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, a Divisão das Nações Unidas para Política Social e Desenvolvimento, Escritório de Financiamento da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e o Departamento de Organizações Não Governamentais (ONGs) das Nações Unidas.

Evento

A Cúpula Mundial reúne entidades e representantes de nações de todos os continentes para debaterem ações de atenção, proteção e desenvolvimento das famílias mais carentes. A edição anterior do evento foi realizada, em 2017, em Genebra, na Suíça.

A Organização Mundial da Família, uma das responsáveis pela promoção do encontro, foi fundada em 1947, em Paris, na França. Naquele ano, ocorreu o primeiro Congresso Mundial da Família e a entidade foi oficializada por delegados de 27 nações. O objetivo inicial era dar suporte às famílias separadas pela II Guerra Mundial.