Atores da Saúde Pública formam Laboratório de Inovação para ampliar boas práticas na região

Ampliar a adoção de boas práticas no sistema de saúde pública da região. É o objetivo de um grupo de profissionais e pesquisadores, que atua na área. Denominado Laboratório de Inovação em Saúde, o trabalho reúne integrantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM); da 15ª Regional de Saúde do Paraná; do Conselho Estadual de Secretários Municipais (Cosems); do Conselho Nacional dos Secretários Municipais (Conasems); da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep); do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde (Cisamusep).

Para o reitor da UEM, professor Júlio César Damasceno, o Laboratório de Inovação segue a tendência de as instituições estarem mais próximas das comunidades onde atuam. “Com recursos escassos e finitos, temos que buscar caminhos para fazer mais com menos”, destaca. O presidente do Cisamusep, prefeito de Ivatuba, Róbson Ramos, avalia que a iniciativa é importante para melhorar o atendimento da população. Na opinião do chefe da 15ª Regional, Ederlei Alkamin, há muita experiência de sucesso que pode replicada nos municípios do noroeste paranaense. Inclusive, algumas registradas na própria região.

Uma forma de divulgar as boas práticas é reuni-las em uma mostra regional. O grupo de trabalho decidiu que vai realizar um evento do gênero. Outra estratégia é melhorar a formação e a capacitação dos profissionais que atuam na área. Uma primeira ação de educação permanente vai contemplar os servidores da 15ª Regional e do Cisamusep. “A proposta, no entanto, é estabelecer um cronograma de cursos, treinamentos, atualizações para todos os municípios”, afirma o secretário Municipal de Saúde de Munhoz de Mello, Mauro Sérgio de Araújo.