Governo abre espaço para discutir duplicação da PR-317

O Governo do Paraná vai ouvir os líderes da comunidade regional sobre a duplicação da PR-317, no trecho entre Maringá e Iguaraçu. Nesta quinta-feira (quatro), o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, vai receber uma comitiva de prefeitos, deputados estaduais e empresários para debater o assunto. Será às 11h30, no Gabinete da Secretaria, em Curitiba.

De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito de Atalaia, Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva, a audiência é uma resposta à retomada do movimento pela realização da obra. Ele solicitou a presença do maior número possível de prefeitos. Das 30 cidades da área de abrangência da entidade, 15 serão beneficiadas pela duplicação do trecho.

A Amusep está mobilizada, ainda, destaca Fábio Vilhena, no convite aos deputados estaduais, com base eleitoral na região. “A bancada, com dez parlamentares, é a mais representativa da nossa história. Temos que aproveitar esse potencial para incluir projetos de interesse coletivo entre as prioridades do Governo”, ressalta. O presidente acrescenta que espera, também, o apoio de mais detentores de mandatos na Assembleia Legislativa.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Michel André Felippe Soares, a duplicação é essencial tanto para a segurança das pessoas, que trafegam pela via, quanto para impulsionar a atividade comercial entre as cidades. A Acim lidera uma ampla frente das entidades da sociedade civil organizada e do empresariado regional.

Entre os integrantes do movimento pela duplicação da PR-317, além da Amusep e da Acim, estão representantes da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor),do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), e empresários e agropecuaristas, que dependem da rodovia para escoar a safra e fazer o transporte de insumos e da produção industrial regional.