Secretários mantêm professora Adenise na coordenação da Câmara Técnica da Educação

Os secretários de Educação das cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) decidiram manter a professora Adenise Batista Rodrigues, de Mandaguari, na Coordenação da Câmara Técnica da área. A recondução ao cargo, para a Gestão 2020, ocorreu durante reunião, realizada na tarde desta quarta-feira (quatro), na sede da entidade, em Maringá. O encontro marcou o encerramento das atividades do ano.

Adenise é coordenadora, desde a formalização do Colegiado, há quatro anos. A renovação do mandato antecipa a eleição da nova Diretoria da Amusep, prevista para o próximo dia 12 de dezembro, em Atalaia. No pleito, o prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, o Batistão, concorrerá, em chapa única, à Presidência da entidade. “É natural que a Adenise permaneça à frente da Câmara Técnica, para facilitar a condução dos trabalhos do ano que vem, pela proximidade que ela tem com o futuro presidente da Associação”, destaca o secretário Municipal de Educação de Sarandi, Antônio Del Nero.

 

Retrospectiva

Antes de o nome dela ser indicado para permanecer no comando da Câmara Técnica, Adenise fez uma retrospectiva dos projetos executados em 2019. Citou as reuniões mensais, os principais temas discutidos e o importante papel desempenhado pelos seminários regionais, promovidos duas vezes ao ano; um, no primeiro e outro, no segundo semestre. Aproveitou para agradecer o comprometimento e a dedicação dos secretários municipais, “sempre empenhados na defesa da melhoria da qualidade da Educação”.

Em seguida, os secretários municipais fizeram uma avaliação das atividades de 2019. A titular da Pasta da Educação, em Maringá, Gisele Colombari Gomes, recordou a acolhida que teve quando passou a frequentar as reuniões da Câmara Técnica, após assumir o cargo em março deste ano. Ressaltou o intercâmbio de informações e a troca de experiências entre os gestores e durante os seminários regional. Eliane Yakestest, de Paiçandu, comentou que os assuntos debatidos servem para aperfeiçoar o desempenho e valorizar os profissionais, que atuam na área.

 

Planejamento

Reconduzida ao cargo, Adenise finalizou o encontro com um levantamento de ideias a serem colocadas em prática em 2020. Uma das sugestões é realizar um trabalho para estabelecer um canal de comunicação permanente com o Ministério Público e o Poder Judiciário, por causa das constantes demandas judiciais enfrentadas pela Educação. Desde abertura de vagas em creches até a oferta de serviços especiais a alunos portadores de algum tipo de deficiência.

A manutenção de eventos voltados para a formação permanente de professores e demais servidores da área também foi uma constante nas sugestões dos secretários. Outro ponto de convergência foi a necessidade de um treinamento sobre licitação. Das modalidades existentes - presencial ou pregão eletrônico - à elaboração dos editais. “A integração dos gestores e o ideal em construir uma Educação de qualidade superior facilitam o trabalho da coordenadora, fazem surgir muitas propostas e tornam nossos encontros mais produtivos”, frisa Adenise.