Ampliar os investimentos na região é prioridade da nova Diretoria da Associação

Usar o potencial da articulação política da Amusep, para conquistar os investimentos necessários, para promover o desenvolvimento em todas as 30 cidades da área de abrangência da entidade. É a principal estratégia do prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, o Batistão, o próximo presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense.

A eleição da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Amusep ocorreu, durante concorrida assembleia geral ordinária da entidade, realizada nesta quinta-feira (12), no Salão Paroquial de Atalaia. O local ficou lotado com a presença de chefes dos escritórios regionais do Governo do Estado, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, da maioria dos integrantes do primeiro escalão da prefeitura da cidade anfitriã, líderes locais, e representantes da comunidade local.

 

Responsabilidade

Batistão agradeceu a confiança dos mandatários, que por meio de consenso, decidiram que a eleição ocorreria em chapa única. “São a unidade dos prefeitos e os serviços prestados pela Amusep, que faz da nossa entidade uma referência, dentro do Movimento Municipalista estadual”, destacou.

Ressaltou ser uma “grande responsabilidade” assumir o comando da Associação, após uma sequência de três mandatos, que projetou, ainda mais, a imagem da Amusep no cenário paranaense. “Vamos ter que ter muita sabedoria para continuar a encontrar os melhores caminhos para atender às necessidades da população, com serviços e estrutura de qualidade superior”, afirmou. Fausto Eduardo Herradon, Floraí, 2017; André Luís Bovo, São Jorge do Ivaí, 2018; e Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva, Atalaia, 2019, são os prefeitos que antecederam Batistão na Presidência da entidade.

 

Balanço

Ao conduzir a reunião de encerramento do ano, o atual presidente da Amusep, Fábio Vilhena fez um breve balanço das atividades e das conquistas da Gestão 2019. Citou as parcerias inéditas para promover o desenvolvimento territorial e para inovar na área da Saúde. As duas iniciativas reúnem universidades, centros de pesquisas, e os órgãos governamentais - do Estado e dos municípios - nas respectivas áreas. “Pela primeira vez, sentamo-nos para estabelecer linhas de atuação únicas, para agir de forma organizada e coordenada. Somamos as nossas competências e otimizamos o uso dos recursos”, disse.

Comentou sobre o importante papel desempenhado pelas câmaras técnicas, na formação e atualização profissionais dos servidores e dos gestores. Hoje, a Amusep tem quatro colegiados, nas áreas da Educação, Contabilidade, Procuradoria Jurídica e da Assistência Social, essa criada na Gestão 2019. Reforçou a continuidade da política de austeridade no investimento dos recursos da entidade. “O enxugamento das despesas permitiu que isentássemos as prefeituras do pagamento das taxas de mensalidade dos três meses finais deste ano”, declarou.

Listou, ainda, a execução dos projetos complementares na área de Engenharia para as obras conquistadas pelos municípios. Finalizou com uma novidade. Fábio Vilhena anunciou que, em 2020, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), passará a ter atuação regional. “Vamos aproveitar a experiência e os mecanismos de planejamento do Codem para impulsionar a atividade produtiva em toda a região”, disse.

 

Repercussão

Entre os convidados, que acompanharam a eleição da nova Diretoria da Amusep, a determinação, a juventude e a capacidade de produzir do presidente Fábio Vilhena; e a competência de revolucionar a administração de uma cidade, de Batistão, foram recorrentes. O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, representante do governador Carlos Roberto Massa Júnior, Ratinho Júnior, destacou que os dois gestores são modelos a serem seguidos. Tanto na condução das prefeituras quanto da Amusep. “Na Associação, o Fábio deixou uma marca de inovação. Temos certeza de que o Batistão também deixará um legado”, opinou.

Os deputados estaduais Adriano José da Silva, Soldado Adriano; e Manoel Batista da Silva Júnior, Doutor Batista, afirmaram ser um privilégio representar uma região pujante e ousada; um exemplo para o País. “Andamos muito e conversamos com muitas pessoas. Sempre ouvimos que, na Amusep, os homens públicos fazem a diferença na vida da população”, destacou o Soldado Adriano. Doutor Batista acrescentou ser gratificante trabalhar com os prefeitos, talentosos, preparados e que dão o devido valor à parceria.

Ulisses Maia, de Maringá, falou em nome dos 21 prefeitos presentes na assembleia, que elegeu a nova Diretoria da Amusep. Para ele, Atalaia vive um momento histórico, quando, pela primeira vez em 60 anos, um prefeito da cidade é presidente da Associação dos Municípios e fecha, com brilhantismo, o mandato, sob uma “cascata” de elogios pelo trabalho realizado. Também, por, ratificar uma união, com a eleição, em chapa única, de Batistão. “Que tenhamos mais uma colheita farte de bons resultados para as nossas cidades, com a constante melhoria nos serviços prestados à população”, frisou.


Galeria de Fotos