Comitê Gestor vai ampliar base de apoio ao projeto de desenvolvimento territorial

Ampliar a base de apoio ao projeto da Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT). É a prioridade, para o início do ano, estabelecida pelo Comitê Gestor. A estratégia foi definida durante reunião do colegiado realizada no dia 17 de janeiro à tarde, na sede da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), em Maringá.

O projeto da UMDT vem sendo desenhado desde abril do ano passado. Em agosto, as bases da iniciativa foram apresentadas ao presidente do, então, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Natalino Avance de Souza. Em outubro, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara, recebeu, em audiência no gabinete dele, em Curitiba, o sumário executivo, onde consta as ações e os respectivos orçamentos para desenvolvê-las.

 

Ferramenta

Agora, os integrantes do Comitê Gestor vão levar a proposta para outros representantes do Governo do Estado e para os deputados estaduais, com base eleitoral na região. “O Natalino se autoproclamou porta-voz da Unidade e o Ortigara entende que a ideia pode se transformar em política estadual. O próximo passado é apresentar o projeto para mais pessoas e convencê-las, também, a abraçarem a metodologia da UMDT, como a grande ferramenta para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico, primeiro, na área de abrangência da Amusep, e, depois, em todo o Paraná”, destaca o presidente da Associação, prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, o Batistão.

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor Júlio César Damasceno ressalta o caráter inovador da iniciativa. “É um marco. Até aqui, cada parceiro desenvolvia as ações de acordo com as estratégicas individuais. Com a Unidade, as instituições sentam-se ao redor de uma mesa e estabelecem um planejamento único e coordenado”, comenta.

José Francisco Lopes Júnior, o Chicão, gerente da Macrorregional Noroeste da Emater, acrescenta que, a partir do momento em que todos os atores falam uma linguagem, fica mais fácil de conseguir os recursos necessários para executar as atividades e de demonstrar os benefícios que os empresários vão alcançar ao adotar as práticas sugeridas.

Para o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), em Maringá, Jucival Pereira de Sá, o principal ingrediente da UMDT é a soma das competências de cada uma das instituições parceiras. “Em vez de sairmos isolados para o campo, vamos agir em conjunto, focados na entrega de soluções, viáveis e rentáveis, para o surgimento de novos ciclos de prosperidade na nossa região”, frisa.

 

Inovação

A ideia de criar a Unidade Mista surgiu durante um encontro do, então, presidente da Amusep, prefeito de Atalaia, Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva, com reitor e o vice-reitor da UEM, professores Júlio César Damasceno e Ricardo Dias Silva, no dia 25 de março do ano passado. A proposta reúne representantes da UEM, Amusep, Emater, e Núcleo Regional da Seab. O objetivo é promover o aprimoramento tecnológico, a partir de ações inovadoras, que revertam em mais renda; melhoria na qualidade de vida; e contribuam para fixar o homem no campo.

 

Onze setores

Em um primeiro momento, foram eleitos onze setores para a atuação da Unidade Mista. Todos voltados para o agronegócio. Estão contemplados a produção sustentável de grãos e de leite; o cultivo de hortaliças e legumes orgânicos; e a criação de gado de corte, do bicho-da-seda e de peixes. O manejo de solos e das águas; o fortalecimento das associações, cooperativas e da agroindústria familiar; o turismo rural também estão previstos. A proposta é atualizar os dados das cadeias produtivas, a partir do aproveitamento do trabalho realizado pela UEM e pelo Instituto Emater, e promover os avanços necessários para tornar os segmentos mais produtivos e competitivos no mercado regional.