Presidente da Amusep vai integrar conselho consultivo do IDR Paraná

O presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, o Batistão, vai assumir uma das 11 vagas de conselheiro titular existentes no Conselho Consultivo da Mesorregião Noroeste do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). A reunião de instalação do colegiado será realizada nesta quinta-feira (5), a partir das nove horas, na Casa do Criador Joaquim Romero Fontes, localizada no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.

Batistão diz que os 30 prefeitos da região da Amusep sentem-se honrados em estarem representados na iniciativa pioneira do IDR Paraná. “O agronegócio é a principal fonte de renda e empregos, na maioria dos municípios da área de abrangência da Associação. Poder contribuir para fortalecer a parceria e estreitar o relacionamento com os gestores e profissionais do Instituto, além de propor ações e estratégias para desenvolver a atividade, é gratificante e vai ao encontro com os princípios e valores da nossa entidade”, destaca.

 

Novidade

Os conselhos consultivos mesorregionais são uma novidade na estrutura organizacional do recém-criado IDR Paraná. O objetivo é ouvir os representantes dos parceiros institucionais do Instituto e colher subsídios para a formulação de projetos, programas e atividades que provoquem impactos no desenvolvimento rural em todo o Estado. São sete colegiados, instalados nas mesorregiões Sudoeste, Centro, Noroeste, Oeste, Centro-Sul, Norte e Metropolitana/Litoral.

Integram os conselhos, as associações regionais de municípios; sindicatos patronais e de trabalhadores rurais; cooperativas agroindustriais; instituições financeiras, que atuam com crédito rural; empresas privadas de assistência técnica rural; instituições de pesquisa agropecuária; universidades públicas e privadas; conselhos territoriais; sociedades rurais; e os chefes núcleos regionais da Secretaria de Estado e do Abastecimento (Seab). “Para termos um planejamento estratégico de pesquisa e extensão e um programa de desenvolvimento rural, precisamos contar com o apoio dos nossos parceiros e de quem está ao nosso lado na geração de emprego e renda no campo”, ressalta o diretor de Integração do IDR, Rafael Fuentes Llanillo.

 

Histórico

O IDR é fruto da fusão do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar); e do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA). A nova estrutura foi criada em dezembro de 2019.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto, Natalino Avance de Souza, ao criar o IDR, o governador Carlos Roberto Massa Júnior, o Ratinho Júnior, busca ampliar as oportunidades para fortalecer o agronegócio paranaense e torná-lo, cada vez mais, sustentável. “É o caminho ideal para manter o Paraná como referência nacional no setor”, frisa.