Presidente da Amusep participa de posse do secretário de Saúde de Maringá

O presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, participou da solenidade de posse do secretário Municipal de Saúde de Maringá, Marcelo Aguilar Puzzi. O cardiologista, formado em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), assumiu, oficialmente, o comando da Pasta na tarde desta quinta-feira (quatro), em cerimônia realizada no Auditório Hélio Moreira, localizado na Prefeitura da cidade.

A posse foi prestigiada pelo secretário-chefe da Casa Civil no Governo do Paraná, Guto Silva; pelo deputado Federal, Ênio Verri; pelos deputados estaduais, Manoel Batista da Silva Júnior, o Doutor Batista; Paulo Rogério do Carmo, o Do Carmo; e Alexandre Curi. O diretor geral da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), Nestor Werner Júnior, representou o secretário Carlos Alberto Gebrim Pretor, o Beto Preto. O presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mário Massao Hossokawa, esteve presente, acompanhado de um grupo de vereadores. O presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Gestão da Amusep (Pró-Amusep), prefeito de Doutor Camargo, Édilen Henrique Xavier, o Mineiro; e a prefeita de Floraí, Edna de Lourdes Carpine Contin, também, compareceram à solenidade.

 

Currículo ‘invejável’

Nos discursos, as autoridades destacaram o currículo “invejável” de Puzzi; a feliz escolha do prefeito de Maringá, Ulisses Maia; e o desafio de dar continuidade ao “trabalho monumental” desenvolvido pela Secretaria há, praticamente, um ano, desde o início da pandemia. Guto Silva ressaltou que o mundo vive um momento atípico, mas que o Governo do Estado está focado em proporcionar mais recursos e investimentos para a cidade. “Você (Marcelo Puzzi) tem o nosso respeito. Acreditamos que, pela sua trajetória profissional e pela sua capacidade intelectual, o secretário de Saúde fará um ótimo trabalho”, avaliou.

Para o presidente da Amusep, Puzzi tem as credenciais, mais do que necessárias, para dar sequência no enfrentamento à pandemia da COVID-19, na função de salvar vidas, e no papel de ser modelo para a região. “A maioria dos municípios, por serem pequenos, espelha-se nas ações desenvolvidas em Maringá e as reproduzem, de forma adaptada, para a realidade deles”, comentou Bernardo.

 

Diálogo e respeito

O prefeito Ulisses Maia afirmou que “solenidade concorridíssima”, com um grupo seleto de autoridades, chancela e ratifica o apoio do Governo do Estado e do Legislativo, municipal, estadual e federal, ao novo secretário e à Prefeitura de Maringá. “A Saúde é uma das pastas mais complexas. Agradeço ao Marcelo por ter aceitado o convite e abraçado o desafio de acelerar o grande trabalho que a esquipe da Secretaria desenvolve há quatro anos, desde o início do nosso primeiro mandato”, frisou.

De acordo com Puzzi, a gestão dele à frente da Pasta será pautada pelo diálogo, pelo entendimento e, profundo, respeito ao servidor público. “Na conversa, diminuímos as chances de erros e esclarecemos dúvidas. O profissional que presta o atendimento à população merece um olhar diferenciado. Essa dinâmica, associada ao aprendizado adquirido no combate à pandemia, ao conhecimento técnico e teórico acumulado ao longo deste um ano, e à vacina, vai possibilitar estruturarmos medidas pensadas, seguras, e coordenadas para reorganizar a sociedade e a retomada plena do setor produtivo e econômico”, disse.