Presidente da Amusep solicita que Paraná Saúde concentre importação de vacinas

O presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, encaminhou ofício ao presidente do Consórcio Intergestores Paraná Saúde, prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho, onde solicita um estudo para que o órgão concentre as importações de vacinas contra a COVID-19 a serem adquiridas pelos municípios paranaenses. “O Consórcio, que reúne 398 das 399 cidades do Paraná, tem maior poder de negociação, além da experiência na logística; do recebimento, armazenamento, à distribuição de medicamentos”, destaca Bernardo.

A compra dos imunizantes pelo Consórcio supre, também, de acordo com o presidente da Amusep, a dificuldade de grande parte das prefeituras paranaenses de acessar o mercado internacional. “A maioria dos municípios é de pequeno porte, sem estrutura e conhecimento para atuar no comércio exterior”, ressalta. Outra vantagem de se agir em bloco é a redução nos custos da operação de trazer as doses para o Paraná.

 

Municipalista

Cópia do ofício, também, foi enviada à Associação dos Municípios do Paraná (AMP) a fim de que a ideia da Amusep seja abraçada pelas demais associações regionais do Estado e consiga a adesão da maioria dos prefeitos paranaenses. “Vamos unir as entidades do Movimento Municipalista para que as doses cheguem o quanto antes e possamos imunizar a maior quantidade de pessoas possível”, ressalta o presidente da Amusep.

 

Unânime

Nesta terça-feira (23), em decisão unânime, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram a favor de manter a liminar do ministro Ricardo Lewandowski, que permite a estados e municípios a compra de vacinas internacionais, mesmo, que os imunizantes, ainda, não apresentem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em dezembro passado, Lewandowski emitiu liminar (decisão provisória) que autoriza estados e municípios a importar e distribuir vacinas caso a Anvisa não dê aval, em 72 horas, após a solicitação dos laboratórios responsáveis pelos fármacos.