Paranacidade Interativo é ferramenta essencial para os municípios

A plataforma Paranacidade Interativo precisa ser acessada com exaustão pelos gestores municipais. A ferramenta oferece uma gama de informações, capaz de direcionar a elaboração de políticas públicas para promover o desenvolvimento, executar obras e oferecer uma infraestrutura, que contribua para a melhoria da qualidade de vida da população.

De acordo com o superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro José Cabrini Júnior, o corpo técnico das prefeituras deve estar preparado para explorar o sistema e extrair dele os dados, que vão nortear a definição das prioridades a serem colocadas em prática pelos gestores municipais. Nesta quinta-feira (6), pela manhã, ele participou de uma videoconferência com os prefeitos das cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

 

Caminhos

O encontro virtual contou com a presença de 23 prefeitos. Para o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, a exposição de Cabrini foi importante para atualizar os gestores que estão no segundo mandato e “fundamental” para quem assumiu o comando das prefeituras, neste ano. “A reunião indica caminhos e aproxima os gestores dos municípios dos responsáveis pela execução dos projetos do Governo do Estado”, destacou.

Após a explanação de Cabrini, foi aberto um tempo para perguntas. Os prefeitos tiraram dúvidas e receberam instruções sobre os recursos disponíveis e as obras que podem ser reivindicadas. O superintendente explicou que é preciso pesquisar na relação publicada pelo Paranacidade, mas que a lista vai da substituição de lâmpadas de vapor por LED, construção de calçadas até ampliação de aeroportos.

 

Acelerar

Presente no encontro, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Paraná (Sedu), João Carlos Ortega, avaliou que a iniciativa rendeu bons frutos e ressaltou ser necessário “repeti-la” mais vezes. Acrescentou que as portas da Sedu e do Paranacidade continuam abertas para os prefeitos e para os técnicos das prefeituras. “A pandemia impôs um freio ao mundo. Agora, temos que pisar no acelerador para estimular o surgimento de novos ciclos de prosperidade e de ampliar o bem-estar da população”, frisou.