Presidente da Amusep participa de lançamento de programa de cooperação para a Educação

O presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, participou, nesta quarta-feira (12), pela manhã, da solenidade de lançamento do Programa de Cooperação Educacional da Macrorregião Noroeste do Paraná. O evento, que reuniu secretários municipais de Educação, de cerca de 30 cidades, ocorreu no Auditório Hélio Moreira, na Prefeitura de Maringá.

De acordo com Bernardo, a iniciativa das secretarias municipais de Educação e de Assuntos Metropolitanos e Institucionais de Maringá, vai ao encontro da missão da Amusep que é unir, capacitar e promover o intercâmbio entre os gestores públicos. “As boas práticas devem ser divulgadas, compartilhadas e servir de inspiração para serem replicadas em outras cidades”, destaca.

 

Pilar

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, ressalta que a cooperação na Educação será “essencial” para reduzir os impactos provocados pela pandemia da COVID-19. “Temos um enorme desafio pela frente: a responsabilidade de, além de garantir ensino de qualidade, oferecer condições para as crianças se sentirem estimuladas a buscar o conhecimento e absorver o aprendizado”, afirma.

Para a secretária de Educação de Maringá, professora doutora Tânia Regina Corredato Periotto, a Rede Municipal de Ensino atua em um ponto nevrálgico da formação das pessoas. “Nosso foco são as crianças no início da vida escolar. Qualquer deslize, provoca desdobramentos para o resto da vida delas”, diz. Ela acrescenta que, para fortalecer esta base, foi proposto o Programa de Cooperação para estreitar o relacionamento entre os gestores e incentivar a troca permanente de informações e experiências de sucesso.

 

Outras frentes

Fausto Eduardo Herradon, secretário de Assuntos Metropolitanos de Maringá, comenta que a iniciativa será levada para outras pastas das prefeituras da região. “Iniciamos com a Educação. Na sequência, vamos levar o projeto para as áreas de Contabilidade, Procuradoria Jurídica, Assistência Social, entre outras”, revela.

A prefeita de Santo Inácio, Geny Violatto, a Doutora Geny; o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora; a vereadora Ana Lúcia Rodrigues; e a chefe do Núcleo Regional de Educação, Isabel Cristina Domingues Soares Lopes, também prestigiaram o evento de lançamento do Programa.