Tânia Periotto assume coordenação da Câmara Técnica da Educação da Amusep

A secretária Municipal de Educação de Maringá, professora doutora Tânia Regina Corredato Periotto, foi eleita coordenadora da Câmara Técnica da Educação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). A indicação do nome dela foi fruto do consenso entre os gestores municipais, que participaram da reunião para a retomada das atividades do colegiado, realizada nesta quarta-feira (7), à tarde, por meio de videoconferência.

Tânia agradeceu o apoio e a confiança dos colegas secretários. Disse que vai trabalhar para manter a Câmara Técnica como um ambiente favorável para o debate de boas práticas e para a troca de ideias. “A pandemia da COVID-19 provocou um tsunami na Educação. Temos que usar a nossa união como o principal pilar para fazer a reconstrução do que foi devastado pelo novo coronavírus”, destacou.

 

Alinhados

Para o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, o fato de a escolha da professora Tânia ter sido por consenso demonstra o grau de integração entre os gestores. “Em um momento crítico, de imensa dificuldade para um dos setores mais afetados pela pandemia, os secretários dão provas de que estão alinhados para enfrentar o desafio do retorno das aulas presenciais”, ressaltou.

Bernardo recordou que as atividades da Câmara ficaram paralisadas por um ano e quatro meses. A reunião anterior ocorreu em quatro de março do ano passado, dias antes de a pandemia provocar estado de emergência e determinar a paralisação das aulas na Rede Municipal de Ensino nos 30 municípios da região da Amusep.

 

Comitê Gestor

Durante a videoconferência, foi definida, também, a constituição do Comitê Gestor da Câmara Técnica. Compõem a governança, os secretários municipais de Ângulo, Tânia Cristina Cintra Brunhera; de Astorga, Camila Silva Rosa; de Atalaia, Ariane Vilhena de Paiva; de Ivatuba, João Paulo Pacheco Rodrigues; de Maringá, Tânia Periotto; e de Munhoz de Mello, Tatiane Aparecida Sanches Macedo Roberto. O papel deles é organizar as reuniões, elaborar documentos e encaminhar convites para especialistas participarem dos encontros.

 

Calendário

Outra decisão foi estabelecer o calendário de atividades. Serão realizadas reuniões mensais, sempre às quartas-feiras, às 14 horas. A próxima ficou marcada para o dia 11 de agosto. O tema central será a volta das aulas presenciais.

 

Undime

A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná (Undime), Marli Regina Fernandes da Silva, também, participou do encontro. Ela aproveitou para divulgar a entidade e convidar os secretários a se filiarem. Citou que a Undime está presente nas principais discussões tanto no Governo Federal quanto no Estadual e que é voz ativa em defesa do ensino público de qualidade e pela valorização dos profissionais, que atuam na área.

 

Prêmio

No encerramento da reunião, a coordenadora da Câmara Técnica apresentou o regulamento do Prêmio “Práticas que Transformam - Alinhando Inovações e Boas Ações”. A iniciativa é da Secretaria de Maringá, com abrangência regional. A proposta é reconhecer e valorizar as atitudes e comportamentos dos profissionais da Educação. São várias modalidades e categorias, que contemplam todo o quadro de servidores da área.

 

SERVIÇO

Composição do Comitê Gestor

Ângulo - Tânia Cristina Cintra Brunhera

Astorga - Camila Silva Rosa

Atalaia - Ariane Vilhena de Paiva

Ivatuba - João Paulo Pacheco Rodrigues

Maringá - Tânia Regina Corredato Periotto

Munhoz de Mello - Tatiane Aparecida Sanches Macedo Roberto