Reunião com prefeitos da Amusep é momento histórico, afirma Márcio Nunes

O encontro desta tarde se traduz em um momento histórico, onde evoluímos dos discursos isolados para a busca concreta de soluções conjuntas. A avaliação é do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Márcio Nunes. Nesta sexta-feira (9), ele esteve em Maringá, onde participou de um encontro com os prefeitos das 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

Nunes disse que a sustentabilidade é o segundo assunto em pauta no mundo; o primeiro, é a pandemia da COVID-19. Destacou que há uma série de experiências, de baixo custo, para reduzir a quantidade de lixo destinada para os aterros. Ressaltou que o primeiro passo é investir em reciclagem e na transformação do lixo orgânico em adubo ou energia. “Vamos nos inspirar nestes modelos de sucesso e reproduzi-los no Paraná”, afirmou.

 

Inovação

De acordo com o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, o encontro foi um marco para aproximar as prefeituras do órgão governamental e abriu um canal de comunicação permanente para encontrar saídas para os problemas comuns. “O manejo dos resíduos sólidos é um tema complexo, caro e que exige inovação tecnológica”, declarou.

Para o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, que intermediou a presença de Nunes, na região, o encontro foi o primeiro passo de uma longa caminhada. “Vamos estabelecer uma linguagem única para as cidades passarem a ser sustentáveis, com cidadãos conscientes do importante papel desempenhado por eles, na redução do lixo produzido e no reaproveitamento dos materiais descartados”, frisou.

 

Ministro

Com um compromisso em Foz do Iguaçu, onde iria recepcionar o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, Nunes deixou o encontro e passou a palavra ao corpo técnico da Secretaria que apresentou detalhes dos projetos, da legislação e esclareceu dúvidas dos prefeitos presentes ao encontro.